Mastodon
Universo Nintendo

Há cinco anos, partia Satoru Iwata

Há exatos cinco anos, partia Satoru Iwata. Um dos nomes mais conhecidos da história do mundo dos jogos e ex-presidente da Nintendo nos deixou aos 55 anos por conta de complicações ocasionadas por um câncer contra o qual lutou por meses.

Iwata tornou-se funcionário da Nintendo na década de 80, foi nomeado diretor no ano 2000 e alcançou a presidência da companhia em 2002. Permaneceu no cargo até a data da sua morte. Durante o tempo em que trabalhou na Nintendo, contribuiu com projetos importantes, como Kirby, Super Smash Bros., Mario, Pokémon, Animal Crossing, Metroid, The Legend of Zelda, dentre outros.

Iwata e os fenômenos Nintendo DS e Wii

Iwata durante apresentação do Nintendo DS

Foi durante a sua era que a companhia presenciou dois sucessos de vendas: o Nintendo DS e o Nintendo Wii. Ambos os consoles venderam mais de 100 milhões de unidades durante a sua vida útil, o que os deixou no Top 6 de consoles mais vendidos da história.

O executivo também sempre foi destaque durante feiras de videogames. Entre inúmeras edições da E3, por exemplo, esteve responsável por realizar grandes anúncios envolvendo consoles e jogos da Nintendo. Um dos registros mais memoráveis, inclusive, envolve a E3 de 2005. Quem não se lembra de Iwata apresentando, de surpresa, até então, o protótipo do Nintendo Wii? O gesto pode ser relembrado no vídeo abaixo:

A plataforma e os seus controles de movimento trouxeram recordes de vendas e lucros para a Nintendo nos anos seguintes após o seu lançamento, colocando o Wii como um dos principais sucessos da carreira de Iwata. O feito incluiu o seu nome na publicação da revista Barron’s na sua lista com os trinta maiores executivos do mundo entre 2007 e 2009.

Trajetória de sucesso enfrentou dificuldades com 3DS e Wii U

Durante os eventos, Iwata era responsável pelos grandes anúncios da empresa

A era de Iwata também foi marcada por declínios. Em 2011 e 2012, com a chegada do 3DS e Wii U, a Nintendo viu os seus novos produtos não renderem o esperado e venderam bem menos do que o esperado, gerando déficit nas contas da companhia entre 2012 e 2014. Ainda assim, o destaque fica por conta de mais um produto inovador com o Wii U, marcado pelo seu famoso gamepad, e sendo aquele que seria o primeiro console com gráficos em alta definição.

Vários outros projetos de sucesso da Nintendo contaram com a participação de Iwata. É o caso dos Amiibos. A ideia que surgiu no ano de 2013 durante uma viagem à Tóquio ganhou corpo meses depois e vendeu milhões de unidades posteriormente. Atualmente, a linha Amiibo segue em alta e com frequentes lançamentos.

Outra proposta que continua ativa é o Nintendo Direct, o qual Iwata ajudou a instituir. As conferências realizadas através dessa ferramenta serviram para divulgar produtos e para aproximar o público da companhia. Muitos dos vídeos ficaram eternizados por conta das brincadeiras e memes gerados durante as transmissões de Iwata com outros nomes de peso, como Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo of America.

Últimos trabalhos envolvem jogos para celular e desenvolvimento do Switch

Entre os últimos trabalhos dos quais participou, Iwata colaborou com o título Pokémon GO, um dos primeiros jogos exclusivos para dispositivos móveis disponibilizados pela Nintendo na época. Sobre o Nintendo Switch, Iwata atuou como desenvolvedor chefe durante desenvolvimento da plataforma, inspecionando a produção daquele que seria o primeiro console híbrido lançado pela empresa algum tempo depois.

Infelizmente, Iwata não chegou a ver os resultados positivos desses dois projetos. O falecimento do gênio do mundo dos jogos foi marcado por comoção entre funcionários da Nintendo e os fãs em geral. Entre mensagens de adeus, homenagens e prêmios póstumos, Iwata foi lembrado em todas as redes sociais – onde era figura constante -, em diversos lugares mundo a fora, e em eventos realizados posteriormente.

Shigeru Miyamoto e Genyo Takeda deram prosseguimento aos projetos de Iwata pelos meses seguintes. No segundo semestre de 2015, a Nintendo anunciou que Tatsumi Kimishima seria o novo presidente da empresa, cargo que ocupou até 2018, sendo substituído por Shuntaro Furukawa.

Legado segue sendo apreciado

Iwata é até hoje reconhecido por ter mudado a forma de jogar. As suas ideias consideradas “incomuns” nos agraciaram com consoles e games “revolucionários”, que ganharam continuações e melhorias ao longo dos anos, mas que contam, eternamente, com a assinatura de Iwata.

A tendência é que o nome do grande executivo esteja presente mesmo em futuros lançamentos, pois as suas ideias continuam inspirando produtores dentro e fora da Nintendo. A sua influência no mundo dos jogos tende a seguir gerando produções de alta qualidade por muitos anos. O Switch e seus jogos são provas disso.

Em 2015, logo após a morte de Iwata, Reggie Fils-Aimé, em entrevista ao site USA Today, comentou: “levará anos até que seu impacto na Nintendo e na indústria de videogames seja totalmente apreciados”. Ao que tudo indica, ele não parecia estar errado.

Via USA Today
você pode gostar também
Comentários