A Microsoft iniciou uma nova leva de demissões em sua divisão de jogos, atingindo estúdios como King, em Estocolmo, e ZeniMax Media, com cortes reportados na equipe de marketing em Londres e Rockville, nos EUA. Segundo pessoas envolvidas, a King eliminará cerca de 10% dos seus cargos, o que equivale a aproximadamente 200 posições . A divisão de jogos da Microsoft contava com cerca de 20.000 funcionários em janeiro de 2024.
Esta é a quarta grande rodada de cortes na área de Xbox nos últimos 18 meses, seguindo demissões em massa em janeiro de 2024, fechamento de estúdios da ZeniMax em maio e mais cortes em setembro do mesmo ano . O movimento atende à estratégia de aumentar margens de lucro após a aquisição de US$ 69 bilhões da Activision Blizzard, concluída em outubro de 2023.
Espera-se que cerca de 9.000 funcionários dentre aqueles que não só trabalham na divisão de jogos da Microsoft como também outros setores da gigante de tecnologia sejam afetados pelos cortes, de acordo com as informações obtidas pelos veículos da imprensa internacional.
De acordo com reportagens da Bloomberg, Variety e Windows Central, a redução de pessoal faz parte de um esforço maior para “remover camadas de gestão” e ganhar agilidade na divisão de jogos. O CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, enviou uma carta interna traduzida na íntegra a seguir, explicando as motivações e as medidas de suporte aos funcionários afetados:
“Hoje compartilhamos decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar o Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou reduziremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos a liderança da Microsoft na remoção de camadas de gestão para aumentar agilidade e efetividade. Por respeito àqueles impactados hoje, os detalhes das notificações e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos seus líderes de equipe nos próximos dias.
Reconheço que essas mudanças ocorrem num momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e o roadmap de jogos nunca estiveram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente se baseia em decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para garantir sucesso nos próximos anos e uma parte chave dessa estratégia é a disciplina de priorizar as oportunidades mais fortes. Protegeremos o que está prosperando e concentraremos esforços nas áreas com maior potencial, enquanto atendemos às expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos entregar jogos e experiências excepcionais para jogadores por gerações futuras.
Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Simplificando, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, energia e criatividade daqueles cujas funções são impactadas. Essas decisões não refletem o talento, criatividade e dedicação das pessoas envolvidas. Nosso momento não é por acaso — é resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes.
O RH está trabalhando diretamente com os funcionários afetados para oferecer benefícios de plano de demissão (em conformidade com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos de recolocação para apoiar a transição. Funcionários cujas funções foram eliminadas são incentivados a explorar vagas abertas na Microsoft Gaming, onde suas candidaturas terão prioridade de análise.
Agradeço a todos que moldaram nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos adiante com profunda gratidão e respeito por todos que contribuíram para esta jornada.
Phil**
A Microsoft afirma que o impacto variar á por região e que as notificações detalhadas serão feitas pelos líderes de cada equipe. Enquanto isso, o RH prepara pacotes de indenização, assistência médica e apoio na recolocação interna. Fontes internas destacam que a medida visa garantir que a divisão de jogos mantenha-se enxuta e concentrada em projetos com maior retorno estratégico.
Discussões sobre isso post