A equipe por trás do desenvolvimento de Minecraft não está interessada em explorar inteligência artificial, um modelo free-to-play ou o lançamento de uma sequência oficial, como um “Minecraft 2”
Durante uma conversa ao site IGN, Ingela Garneij, produtora executiva, e Agnes Larsson, diretora de jogo, foram categóricas ao descartar mudanças radicais, como as citadas acima.
Contra a inteligência artificial generativa
Sobre o uso de IA na criação de conteúdo, Garneij destacou a importância da criatividade humana:
“Para nós, assim como o Minecraft trata de criatividade e criação, é importante que a sensação de criar seja feita por nós, humanos. Isso tem um propósito – faz a vida parecer bonita. Por isso, queremos que sejam nossas equipes que criem nossos jogos.”
— Mojang, IGN
Larsson complementou enfatizando que a essência do Minecraft está na originalidade e na interação pessoal:
“Para mim, trata-se de pensar fora da caixa, de capturar aquele toque especial que define o que é o Minecraft. Essa qualidade extra é muito difícil de ser reproduzida por IA. Precisamos trabalhar juntos, face a face, para entender os valores, princípios, a história e o universo imenso que é o Minecraft.”
— Mojang, IGN
Manutenção do modelo de compra única
Quanto à ideia de transformar o jogo em um produto free-to-play, a equipe deixou claro que o modelo atual – compra única – é parte fundamental dos valores do jogo. Garneij afirmou:
“Nós construímos o jogo com um propósito diferente, onde a monetização via compra única faz sentido. É importante que nosso jogo esteja disponível para o maior número possível de pessoas. Essa acessibilidade é um valor central e o melhor negócio do mundo.”
— Mojang, IGN
Larsson reforçou a importância desses valores para a cultura do Minecraft:
Recomendação de Compra
Nintendo Switch – Modelo OLED (Branco)
Lançamento: 08/Out/2021

“Para mim, isso faz parte dos valores essenciais do Minecraft. Acreditamos que essa característica é fundamental para o jogo e é um dos pontos fortes que o definem.”
— Mojang, IGN
Sem planos para um “Minecraft 2“
Quando questionados sobre a possibilidade de uma sequência, Garneij foi enfática:
“Você acha que vamos ter um Earth 2? Não, não haverá um Minecraft 2. Já estamos há 15 anos nesse universo e queremos permanecer por pelo menos mais 15 anos. Eu e Agnes trabalhamos juntas definindo a visão e estratégia do nosso jogo para o futuro.”
— Mojang, IGN
Com essas declarações, a equipe do Minecraft reforça seu compromisso com a integridade e a evolução orgânica do jogo, mantendo o foco na criatividade, na comunidade e na experiência que os jogadores já conhecem e amam.
Para mais detalhes, confira a entrevista completa no site da IGN.
Discussões sobre isso post