Durante a 85ª Assembleia Geral Ordinária de Acionistas da Nintendo realizada em 27 de junho, os membros do conselho da empresa foram questionados pelos acionistas sobre diversos temas diferentes em relação aos próximos passos e decisões da Nintendo.
Dentre um dos assuntos, comentou-se sobre como os custos na produção de jogos tem subido ao longo dos tempos e como isso poderia impactar nos preços dos títulos e até em uma potencial redução do público.
Shuntaro Furukawa (Presidente e CEO), respondeu:
“O desenvolvimento de jogos atualmente tornou-se cada vez mais amplo em escopo e prolongado em duração, o que, naturalmente, fez disparar os custos de produção. Sabemos que o negócio de games já é de alto risco e que, com o aumento dessas despesas, o risco apenas se intensifica.
Para manter o modelo de criação “tradicional” mesmo em meio a projetos mais longos e custosos, nossas equipes de desenvolvimento têm implementado diversas estratégias de otimização. A prioridade é realizar os investimentos necessários, mas ao mesmo tempo desenvolver de forma cada vez mais eficiente.
Além disso, acreditamos ser perfeitamente viável criar jogos em ciclos de produção mais curtos, desde que apresentem aos jogadores aquela sensação de “que ideia interessante!”. Vemos essas abordagens como formas concretas de mitigar o impacto do aumento nos custos de desenvolvimento — e, por consequência, no preço final dos jogos — e continuaremos a avaliar internamente várias soluções para esse desafio.”
Discussões sobre isso post