A Nintendo divulgou hoje o segundo volume parte de sua série “Pergunte ao Desenvolvedor”, onde produtores comentam com executivos da companhia sobre todo o processo de produção de um determinado produto da casa.
Abaixo – e dividido em quatro partes –, você confere a tradução da extensa entrevista sobre o desenvolvimento do Nintendo Switch Modelo OLED.
[bs-heading title=”Pergunte ao Desenvolvedor Vol. 2 – Nintendo Switch Modelo OLED” show_title=”1″ icon=”” title_link=”” heading_color=”#f0615b” heading_style=”t6-s4″ heading_tag=”h3″ bs-text-color-scheme=”” custom-css-class=”” custom-id=””][/bs-heading]
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The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom
Lançamento: 26/Set/2024
- Conteúdo pré-gravado de acordo com as diretrizes de saúde e segurança da COVID-19.
- Este artigo foi traduzido do conteúdo original em japonês.
- Os consoles de jogos estão destinados a ser continuamente melhorados, mesmo após o lançamento
- As mudanças visíveis no Nintendo Switch – Modelo OLED
- As mudanças invisíveis no Nintendo Switch – Modelo OLED
- O trabalho contínuo para criar uma experiência de jogo ainda melhor
1) Os consoles de jogos estão destinados a ser continuamente melhorados, mesmo após o lançamento
Neste volume de Ask the Developer, uma série de entrevistas em que os desenvolvedores da Nintendo transmitem em suas próprias palavras os pensamentos da Nintendo sobre a criação de produtos e os pontos específicos sobre os quais eles são particulares, estamos falando com duas pessoas que lideraram o desenvolvimento do Nintendo Switch – OLED Model, lançado em 8 de outubro.
Vocês poderiam se apresentar?
Ko Shiota (referido como Shiota a partir de agora): Meu nome é Shiota, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Tecnologia, que é responsável pelo desenvolvimento do hardware1. Tenho feito parte do desenvolvimento de hardware de console doméstico desde que entrei na empresa. Tive a oportunidade de participar da série de entrevistas “Ask Iwata” para falar sobre o desenvolvimento do Wii2 e do Wii U3 no passado, mas também fiz parte do desenvolvimento de consoles antes disso. Na verdade, o primeiro projeto de desenvolvimento de console do qual participei foi “AV Famicom”4. Naquela época, aprendi a maneira da Nintendo de criar produtos por meio de exemplos com funcionários mais antigos da Nintendo.
Toru Yamashita (referido como Yamashita a partir de agora): Meu nome é Yamashita, do Departamento de Desenvolvimento de Tecnologia. Tenho participado do desenvolvimento de hardware para consoles domésticos de várias maneiras desde que entrei para a empresa. Para o Wii, participei do desenvolvimento de recursos integrados, como o menu do sistema. Para o Wii U, participei do desenvolvimento do Wii U GamePad5. Estive envolvido com o Nintendo Switch como gerente de desenvolvimento de hardware, e com o Nintendo Switch – Modelo OLED, coordenei as sugestões e opiniões da equipe de desenvolvimento sobre que tipo de experiência podemos oferecer aos nossos clientes.
1 Os principais consoles e controles para máquinas de jogos dedicados.
2 Lançado em 2006. Um console doméstico que usa o Wii Remote como controlador e oferece jogos com controles intuitivos.
3 Lançado em 2012. Um console doméstico que apresenta jogos que conectam as telas exibidas na TV e no Wii U GamePad portátil.
4 Um modelo aprimorado do Family Computer lançado em 1993. Além de mudar a aparência do console e do controlador, ele era equipado com uma porta AV que permitia a saída de vídeo composto. The Family Computer (Famicom) foi lançado na América do Norte como Nintendo Entertainment System (NES).
5 Um controle exclusivo do Wii U equipado com uma tela de toque, além de controles e botões analógicos.
Em primeiro lugar, o que o motivou a desenvolver o Nintendo Switch – Modelo OLED?
Yamashita: Nos estágios iniciais de desenvolvimento do sistema Nintendo Switch, estávamos considerando o desenvolvimento das variações de hardware e nossa ideia era expandir a plataforma Nintendo Switch de várias maneiras. Portanto, estávamos pensando em lançar um novo modelo do Nintendo Switch em algum momento, após o primeiro lançamento do Nintendo Switch. No entanto, naquela época, não tínhamos decidido exatamente quais funções específicas iríamos atualizar e, enquanto estávamos desenvolvendo o Nintendo Switch Lite, esperávamos oferecer um novo modelo não apenas para as pessoas que estão comprando um pela primeira vez, mas também para quem está pensando em comprar um modelo adicional após adquirir o original.
Shiota: Como o Sr. Yamashita mencionou, eu também queria lançar um novo modelo de Nintendo Switch. No entanto, no estágio conceitual, não tínhamos nenhuma ideia específica sobre quais recursos queríamos incluir. Desde o lançamento do Nintendo Switch em 2017, tivemos várias ideias, fizemos alguns testes técnicos, reunimos esses resultados e, finalmente, criamos o novo modelo que você vê agora, que finalmente podemos lançar. A história por trás se passou durante o período de tentativa e erro, consideramos algumas tecnologias diferentes, e ao nos referirmos a como nossos clientes jogavam com o Nintendo Switch, decidimos as ideias e tecnologias adotadas no novo modelo.
Você disse que a princípio não tinha decidido o que incluir no desenvolvimento do novo modelo, mas enquanto estava apresentando ideias de recursos a serem incluídos, você tinha algum critério para selecioná-los?
Shiota: Durante o processo de decisão sobre o que incluir no novo Nintendo Switch – Modelo OLED, nos referimos às reações de nossos clientes globais que estavam jogando Nintendo Switch. Felizmente, acredito que o conceito e a experiência do Nintendo Switch foram bem recebidos. Portanto, em vez de criar algo completamente diferente, decidimos que seria melhor manter a forma atual e oferecer uma experiência melhor. Em outras palavras, queríamos “refinar” as funções e design existentes. Essa perspectiva levou às escolhas técnicas que finalmente fizemos.
Yamashita: Como queríamos “refinar” o que já tínhamos, nos certificamos de não adicionar novos recursos que não pudessem ser usados com softwares lançados anteriormente. Por exemplo, se adicionarmos um novo botão ou função aos controles Joy-Con, você não poderia usá-lo em softwares ou jogos lançados anteriormente, a menos que os atualizemos também. Em vez de fazer isso, pensamos que seria melhor melhorar e aprimorar as funções que nossos clientes estão experimentando atualmente.
Portanto, a ideia era aumentar ainda mais a satisfação da experiência de jogo, mantendo as funções existentes.
Shiota: Sim, correto.
Yamashita: Não é que não tivéssemos alguns clientes nos pedindo funções ou recursos diferentes. Felizmente, no entanto, eu senti que a jogabilidade usando os atuais controles Joy-Con e a jogabilidade nos três modos do Nintendo Switch – modo TV, modo semiportátil e modo portátil – eram amplamente aceitas. Então pensamos que se pudéssemos introduzir novos recursos baseados no estilo de jogo existente sem alterá-lo e tornar a jogabilidade mais cativante, poderíamos levar o Nintendo Switch para ainda mais pessoas.
Como você acabou de mencionar, você ouviu as sugestões dos clientes e decidiu como melhorar o produto, mas isso é exclusivo do Nintendo Switch – Modelo OLED? Ou isso é algo que a Nintendo tem feito para consoles de videogame no passado?
Shiota: Os consoles de videogame dedicados, uma vez lançados no mercado, têm um ciclo de vida do produto relativamente longo até que a produção finalmente termine. Portanto, continuamos a fornecer produtos com as mesmas funções aos nossos clientes ao longo dos anos. Além disso, continuar a fornecer produtos com as mesmas funções durante esse longo período significa que temos a oportunidade de ouvir muito mais sugestões de nossos clientes. Os desenvolvedores da Nintendo têm um forte desejo de sempre responder ao feedback dos clientes com franqueza, e o progresso tecnológico também ocorre durante o ciclo de vida do produto, então, combinando isso com o feedback dos clientes, somos capazes de melhorar o produto mesmo após seu lançamento.
Esses esforços de melhoria têm sido contínuos, não apenas para o Nintendo Switch – Modelo OLED, mas também para plataformas anteriores, e consideramos muitas ideias e tecnologias para melhorar até mesmo os modelos atuais. Na verdade, existem muitos exemplos em que adotamos essas ideias e tecnologias para fazer melhorias antes do lançamento deste novo modelo. Portanto, acho que é o “destino” dos consoles de jogos que as melhorias continuem mesmo após o lançamento.
“Destino” é uma palavra importante.
Shiota: Por exemplo, mesmo o semicondutor principal do Wii, que é como o “coração” do console, teve três grandes mudanças por si só. Naquela época, houve um grande progresso tecnológico em semicondutores e, ao incorporar essa nova tecnologia e fazer melhorias após o lançamento do produto, fomos capazes de reduzir o consumo de energia por causa disso. Foi uma mudança que você não poderia dizer apenas olhando para ela, mas acho que foi uma melhoria significativa.
Essas mudanças acontecem desde os tempos do Famicom?
Shiota: Sim. Como o ciclo de vida do produto dos consoles de jogos é relativamente longo, e continuamos a oferecer produtos com essas mesmas funções, acho que essa cultura de aprimoramento se enraizou em nós. Mesmo durante o desenvolvimento do “AV Famicom”, continuamos a usar as partes básicas do Famicom, mas adotamos as novas tecnologias e ideias da época e melhoramos as coisas, como adicionar a porta AV6, tornar o console menor e tornar o controle mais confortável de segurar.
Também durante esse tempo, olhei para o Famicom original novamente e percebi que ele também continuou a incorporar vários avanços tecnológicos desde seu primeiro lançamento de maneiras que não eram tão óbvias – como as placas de circuito e os componentes internos. Fiquei surpreso com a existência de tantas versões diferentes e cheguei ao ponto que tivemos que criar um processo de trabalho chamado “lotcheck”.
6 Uma porta de saída analógica que conecta uma TV e um dispositivo externo. Os cabos branco, vermelho e amarelo suportam áudio e vídeo composto.
Lotcheck?
Shiota: Temos de nos certificar de que todos os novos softwares lançados funcionam corretamente no hardware, independentemente da versão do hardware. Lotcheck é o processo de verificar realmente se o novo software funciona nas várias versões de hardware existentes devido às melhorias que estão sendo feitas. É um grande problema se não funcionar nem mesmo em uma versão. Como tínhamos que verificar todas as versões, mesmo naquela época, mantivemos muitas versões diferentes para o processo de verificação. Portanto, o aprimoramento do conteúdo de cada produto está em andamento desde o Famicom.
Em outras palavras, pode parecer que existem apenas dois tipos de Family Computer para o cliente, o “Famicom” e o “AV Famicom”, mas quando você considera as mudanças das peças internas, na verdade existem muitos tipos.
A propósito, ainda existem muitas versões de hardware na área de teste de produto?
Shiota: Sim, temos diferentes versões do hardware que está atualmente no mercado.
Yamashita: As versões que tiveram uma mudança significativa de conteúdo devem ser incluídas no processo de verificação de lote. É por isso que é tão importante manter todas essas versões diferentes na área de teste.
Entendo. Então lotcheck é um processo usado especialmente com consoles de jogos que estão sendo continuamente aprimorados, mesmo após o lançamento. Agora, eu gostaria de voltar a falar sobre o Nintendo Switch – Modelo OLED. Quais são as características específicas do novo modelo?
Yamashita: Em primeiro lugar, quando se trata de “mudanças visíveis” que os clientes notarão imediatamente, há mudanças na tela, que pode ser considerada a “cara” do console. Ao instalar um display OLED, as cores são expressas de forma mais vívida, o preto é expressado de maneira mais profunda e o tamanho da tela também é aumentado. Além disso, o suporte na parte de trás do console pode ser inclinado e ajustado livremente, para que você possa jogar no modo de mesa em qualquer ângulo que desejar. Isso melhora a visibilidade da tela e a estabilidade durante o jogo.
Shiota: Por outro lado, quando se trata de “mudanças invisíveis” que você não pode ver imediatamente ao pegá-lo, o armazenamento interno do console aumentou e os alto-falantes integrados mudaram. Estas são as alterações feitas para oferecer uma experiência de jogo melhor e mais agradável.
A seguir, gostaria de perguntar mais sobre as “mudanças visíveis” e as “mudanças invisíveis”.
2) As mudanças visíveis no Nintendo Switch – Modelo OLED
Portanto, existem as “mudanças visíveis” e as “mudanças invisíveis”. Você poderia nos contar mais sobre as “mudanças visíveis” do modelo OLED?
Yamashita: Claro. Primeiro, o display OLED recém-adotado é capaz de expressar cores vividamente, e o tamanho da tela foi aumentado de 6,2 polegadas para 7 polegadas. Acho que você verá imediatamente o tamanho da tela assim que a pegar.
No entanto, o desenvolvimento deste modelo não foi realmente decidido apenas com base na adoção do display OLED, embora seja a característica mais distintiva deste modelo. A própria tecnologia de tela OLED existia na era Nintendo 3DS7, e estávamos continuamente investigando suas tendências tecnológicas, mas ela não correspondia às nossas condições e nunca foi adotada para os videogames Nintendo. No entanto, o número de produtos equipados com telas OLED está aumentando em todo o mundo e a tecnologia tem melhorado. Portanto, ao verificar e reinvestigar com nossas empresas parceiras em quais condições eram possíveis o que precisávamos para nosso console de jogos, determinamos que era o momento certo para adotarmos a tecnologia.
7 Um sistema de jogo portátil lançado em 2011 que permite que você experimente imagens estereoscópicas a olho nu.
Você estava pensando em aumentar o tamanho da tela desde o início?
Yamashita: Originalmente, pensamos em aumentar a tela. Neste modelo, aumentamos a tela e, por sua vez, tornamos a moldura ao redor da tela mais estreita. Portanto, um dos maiores desafios ao fazer melhorias para chegar a este novo modelo foi tentar aumentar o tamanho da tela, mantendo o tamanho do console e a força do produto.
Shiota: Este display OLED usa material orgânico que permite a exibição de cores vivas. Além disso, um preto mais profundo pode ser exibido, então há um contraste mais forte entre o branco e o preto, e agora é possível uma exibição de cores nítidas. No entanto, precisávamos encaixar todas as peças periféricas necessárias para exibir imagens na tela OLED – como os circuitos integrados e cabos – na moldura mais estreita. Ele se encaixaria na largura do bisel do modelo existente, mas não funcionaria da mesma forma desta vez. Portanto, consultamos o fabricante da tela e, por fim, colocamos os circuitos integrados em um filme e dobramos esse filme de volta na moldura.
Yamashita: Além disso, embora as cores tenham ficado mais vivas com a tela OLED, alguns clientes podem achar que as cores parecem muito vivas. Levando isso em consideração, fizemos com que o jogador pudesse selecionar um modo de cor padrão, para torná-lo parecido com um display LCD convencional. Se preferir as cores vivas do display OLED, você pode mantê-lo no modo de cores vibrantes que é o padrão configurado.
Entendo. Assim, você pode escolher seu estilo de cor preferido como quiser. Portanto, parece que não é apenas uma questão de uma tela maior ou mais brilhante com este display OLED.
Yamashita: Era importante não apenas tornar a tela mais vívida, mas também torná-la mais fina. Fazem parte das “mudanças visíveis”, mas também nos permitiram ampliar o estande. O suporte é usado para o modo de mesa, onde você joga colocando o console em uma mesa, mas pode sentir reflexos dependendo do ângulo da tela. Então, fizemos isso de forma que você possa alterar o ângulo da tela, tornando mais fácil ver e criar seu ambiente de jogo ideal. Para cumprir isso mantendo seu tamanho, foi necessário reduzir a espessura da própria tela.
Vejo que parte da unidade ficou mais fina, para caber no suporte.
Yamashita: Ele foi feito mais fino e, para conseguir um suporte livremente ajustável, equipamos grandes dobradiças e também calculamos o espaço para que as dobradiças se encaixem corretamente no console. O console ficou maior em apenas 3 mm horizontalmente, mas foi determinado que se estendêssemos apenas esses 3 mm, as dobradiças e o suporte se encaixariam perfeitamente na parte traseira. Esta é a parte do design que levamos ao limite.
Como você mencionou, o console não mudou em termos de altura ou espessura.
Yamashita: Sim, está correto. A largura do console aumentou 3 mm, mas a espessura e a altura não mudaram. No entanto, a área de exibição cresceu de 6,2 polegadas para 7 polegadas. Foi uma tarefa difícil encaixar duas dobradiças maiores no console nessas circunstâncias. Para estabelecer este design, foi necessário não só adotar um display OLED fino, mas também criar um novo layout para que as partes internas do console, como placa, display, bateria recarregável, etc., fossem dispostos em uma forma fortemente condensada. Portanto, também houve muitas tentativas e erros aqui, tentando descobrir a configuração para acomodar as dobradiças e o suporte.
Shiota: A espessura do console não mudou em relação ao Nintendo Switch, então era como se as dobradiças e a tela estivessem lutando pelo espaço limitado (risos).
E você não queria mudar a espessura do console?
Yamashita: Não, em termos de compatibilidade do Nintendo Switch – o modelo OLED pode caber no Nintendo Switch existente, a espessura não é algo que poderíamos mudar facilmente. Além disso, se o tornássemos mais espesso, haveria uma lacuna ao conectar os controles Joy-Con. Isso não seria um bom ajuste, portanto, tornar o console mais espesso não era uma opção. A propósito, mudamos o material do estande de plástico para metal, e isso porque, em comparação com o plástico, o metal pode ser feito mais fino e ao mesmo tempo manter sua resistência. Isso é outra coisa que não é mencionada no site oficial, mas você notará quando experimentar.
Shiota: Poderíamos tornar o suporte mais fino usando metal, mas como a área de superfície do suporte era maior, mesmo com a tela OLED mais fina, ainda não era suficiente. Os responsáveis pelo estande e pelo display discutiram coisas como mudar a espessura da cobertura da tela, e no final trabalharam juntos para fazer muitos ajustes, esticando os limites.
O dispositivo é mais pesado por causa do novo suporte de metal?
Shiota: Ter dobradiças que possam suportar o suporte em qualquer ângulo já o torna bem pesado, mas quando você substitui o plástico por metal, mesmo no mesmo volume, ele ficará consideravelmente mais pesado. Mas, para o peso total da unidade do console, é um aumento de apenas cerca de 20g. Em outras palavras, é porque reduzimos em outros lugares. Mesmo com o Nintendo Switch original, naturalmente tentamos reduzir seu peso em todos os lugares que podíamos para torná-lo o mais leve possível, por isso não foi fácil encontrar algo que pudéssemos reduzir ainda mais. Mas, graças à ajuda dos engenheiros mecânicos, eles surgiram com várias idéias de redução, mantendo sua força, e acredito que fomos capazes de atingir nosso objetivo.
O estande é fruto de muito trabalho.
Yamashita: A propósito, levamos em consideração quanta pressão foi necessária para abrir o estande. Claro, você quer que seja rígido o suficiente para que pareça estável quando for aberto. Mas, por outro lado, se for MUITO rígido, o cliente pode…
Ter dificuldade em abri-lo?
Yamashita: Sim, pode ser difícil de abrir, e eles podem se preocupar e pensar: “Deve ser muito difícil abrir” Portanto, para atingir a “rigidez” certa para tocar no modo de mesa e, ao mesmo tempo, torná-lo confortável ao abrir e fechar, pensamos que deveria ser o “lado mais suave” da faixa. Para encontrar a rigidez certa, fizemos uma série de amostras com várias resistências que seriam viáveis dentro das limitações estruturais e escolhemos a correta por tentativa e erro.
Mesmo esse tipo de coisa deve ser testado exaustivamente …
Yamashita: Muitas pessoas estavam trabalhando no design, como os responsáveis pelo estande e pela tela, mas não é como se todos eles estivessem criando abordagens separadas para melhorar cada parte. Em vez disso, estávamos cooperando juntos com o objetivo comum de trazer o melhor do Nintendo Switch enquanto mantemos o tamanho e o peso do console o máximo possível, e trabalhamos no layout do console por tentativa e erro. Como resultado, elementos como aumentar o tamanho da tela, usar um display OLED, fortalecer e aumentar o tamanho do suporte se juntaram como peças de um quebra-cabeça, e o protótipo desse modelo OLED começou a se encaixar.
Ah, entendo. Portanto, essa combinação de diferentes partes criou o Nintendo Switch – Modelo OLED geral.
A propósito, há alguma outra mudança visível, além da tela OLED e do suporte?
Yamashita: Incluir a tela OLED e o suporte ajustável melhorou a experiência no modo portátil e no modo mesa, então pensamos se também podemos melhorar a experiência no modo TV, quando ele está conectado à TV. E então incluímos uma porta LAN com fio no novo dock. Recentemente, até mesmo TVs e DVRs começaram a incluir conexões LAN sem fio, e agora há situações em que muitos dispositivos em casa estão usando uma conexão sem fio. Para essas pessoas, usar uma conexão LAN com fio significa que podem jogar confortavelmente online sem qualquer interferência de todos os outros dispositivos sem fio em casa. É uma pequena mudança, mas deve ser uma melhoria para a experiência do modo de TV.
3) As mudanças invisíveis no Nintendo Switch – Modelo OLED
Até agora, falamos principalmente sobre “mudanças visíveis”. A seguir, você poderia falar sobre algumas das mudanças no Nintendo Switch – Modelo OLED que não podem ser vistas de fora?
Yamashita: Em termos de “mudanças invisíveis”, antes de mais nada, posso falar sobre como o armazenamento interno dobrou de 32 GB para 64 GB. Fizemos essa alteração porque mais usuários estão optando por comprar as versões digitais dos jogos e queríamos que os usuários que encheram o armazenamento interno do console Nintendo Switch ainda tivessem espaço se atualizassem para o Nintendo Switch – Modelo OLED. Você também pode inserir um cartão microSD no console para aumentar a capacidade de armazenamento, mas é sempre mais fácil ter muito espaço de armazenamento a partir do momento em que você o obtém, então nós o aumentamos.
Mais uma “mudança invisível” que você mencionou no início foram os alto-falantes de bordo. Você apenas explicou que eles são novos antes, então o que mudou exatamente?
Yamashita: As próprias partes do alto-falante foram alteradas. Se você os ouvir e comparar, poderá notar a diferença. Para fazer uso dos alto-falantes trocados, tivemos que redesenhar o mecanismo que leva ao som produzido e a estrutura ao redor dos alto-falantes. A tela é maior, mas isso significa menos espaço dentro do console. Portanto, foi muito trabalhoso de uma perspectiva técnica descobrir como tornar o áudio melhor. No entanto, para pessoas que jogam jogos multiplayer no modo semiportátil ou para pessoas que jogam no modo portátil, queríamos deixar o áudio muito mais claro, bem como a tela muito maior e mais fácil de ver.
Os novos alto-falantes a bordo faziam parte do plano original para o novo modelo?
Yamashita: Durante o desenvolvimento do novo modelo, queríamos alcançar a mesma ou melhor qualidade de áudio e pressão acústica do que os modelos existentes do Nintendo Switch. Quando tentamos usar os alto-falantes abertos, que usávamos em nossos modelos anteriores, no novo modelo, descobrimos que devido a restrições de design, o som acabou ficando mais baixo do que antes. Fizemos algumas tentativas para ver se poderíamos melhorar o design mantendo os mesmos alto-falantes, mas no final decidimos usar alto-falantes do tipo fechado, onde a qualidade do som e a pressão podem ser aumentadas graças à vedação da parte traseira do alto-falante.
Mas o som não fica abafado se estiver selado?
Yamashita: Os alto-falantes produzem som pela frente e por trás por meio de suas vibrações. Os alto-falantes fechados produzem um som mais nítido, evitando a colisão do som vindo da frente e de trás. Esses tipos fechados são frequentemente usados em smartphones e tablets, mas esses dispositivos usam principalmente alto-falantes que já são fabricados em um formato fechado e são incorporados como estão. Mas, para adotar alto-falantes que fossem tão grandes quanto possível dentro do espaço limitado dentro do Nintendo Switch – Modelo OLED enquanto produzia qualidade de áudio e pressão acústica satisfatórias, precisávamos usar a estrutura do console e projetar um espaço vedado na parte de trás nós mesmos.
Portanto, usar alto-falantes do tipo aberto como antes reduziria o volume, mas para usar alto-falantes do tipo fechado, você teria a dificuldade de criar um design selado para produzir um som nítido.
Yamashita: Sim. Se o selo não estiver intacto, a qualidade do áudio será reduzida apesar da troca dos alto-falantes. Portanto, o maior desafio foi preparar um espaço para instalar o alto-falante e, ao mesmo tempo, garantir que haja espaço para a área lacrada, para criar vibrações mais claras em um espaço limitado.
Falamos sobre o som dos alto-falantes ficar mais alto, mas isso mudou o consumo de energia?
Yamashita: A rigor, a quantidade máxima de potência que pode ser enviada aos alto-falantes é maior do que os modelos atuais do Nintendo Switch. Na realidade, no entanto, os alto-falantes geralmente não são usados de forma a produzir constantemente seu volume máximo, então, no geral, quase não há diferença no consumo de energia.
Shiota: Ainda assim, o consumo máximo de energia acontece quando ele está emitindo no volume máximo, então decidimos as configurações considerando o equilíbrio de quanta energia devemos permitir que ele use e considerando o circuito como um todo. De uma perspectiva geral, a troca dos alto-falantes não reduziu a vida útil da bateria.
Yamashita: Com este novo modelo, nós nos desafiamos a ajustar, sem alterar o circuito em si, as várias configurações para criar um som claro enquanto habilitamos o máximo de volume possível, e esse ajuste de configuração foi extremamente difícil.
Shiota: Em vez de melhorar independentemente os alto-falantes, o design mecânico e a potência, como com a tela OLED, todos os desenvolvedores combinaram muitos pequenos ajustes para aumentar o desempenho geral dos alto-falantes.
Yamashita: Falando sobre os ajustes dos alto-falantes, um desenvolvedor que trabalhou nos ajustes de som percebeu que ele podia detectar mais facilmente os sons anormais usando o som de um piano, então ele estava ajustando os sons com a peça de piano que ele mesmo compôs . Ele disse que nunca imaginou que um engenheiro como ele pudesse compor música.
Ah, entendo. Parece que há muitas pequenas ideias e truques escondidos aqui. Há algo mais que você gostaria de compartilhar que é difícil de notar, mas realmente mudou?
Yamashita: Mudamos todos os tipos de pequenas coisas, mas primeiro gostaria de dizer que mudamos a localização das informações de padrões e regulamentos que estavam na parte de trás dos modelos anteriores do Nintendo Switch.
Na verdade, é um design mais limpo e direto. Para onde foi essa informação?
Yamashita: É dentro do estande. Eu pessoalmente acho que é muito bom. Nós o exibimos de forma que as pessoas possam consultá-lo quando necessário.
Parece que essa é uma das coisas sobre as quais você se preocupou pessoalmente durante o desenvolvimento, Sr. Yamashita.
Yamashita: Além disso, embora também seja um ponto muito pequeno, o logotipo central doacoplador dos Joy-Con está gravado, não mais impresso.
Além disso, mudamos o design da pulseira Joy-Con também, com pontos brancos, então eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para promover isso casualmente (risos).
O cabo HDMI também é diferente. Eu gosto bastante dessa mudança; sinta como ele é flexível.
(Mexendo) Na verdade, mais macio do que o que foi incluído anteriormente.
Yamashita: A melhoria dos cabos foi considerada por muito tempo, e alguns de nossos funcionários estavam trabalhando nisso, e aconteceu de se alinhar com o lançamento do Nintendo Switch – Modelo OLED.
Além disso, a tampa traseira da dock no modelo existente tinha uma lacuna que permite aos usuários rotear os cabos para ambas as direções, mas muitos usuários não sabem disso…
Ouvimos até mesmo sobre alguns usuários deixarem a tampa traseira aberta.
Se você mantiver a tampa traseira aberta, ela pode atrapalhar.
Yamashita: Sim. Portanto, fizemos alterações para que você possa remover a tampa com mais facilidade e mudamos o formato da ranhura para que os cabos fiquem um pouco mais soltos, já que agora há um cabo LAN8 adicional que pode sair do encaixe junto com o cabo HDMI e o cabo de alimentação. Esta é a parte onde pedimos ao designer para redesenhar para melhorar a facilidade de uso sem comprometer o design exterior.
8 cabo LAN vendido separadamente
Facilitar a organização do console de cada casa está relacionado à satisfação do usuário, certo?
Yamashita: Sim. Por exemplo, para aqueles que precisam remover o cabo HDMI frequentemente devido ao ambiente de sua configuração, acho que é mais conveniente para eles remover a tampa traseira. Essas pequenas mudanças podem fazer você pensar que são apenas mudanças de design para a aparência, mas fizemos essas mudanças para realmente melhorar a usabilidade de acordo com as necessidades de cada indivíduo.
Foi surpreendente que houvesse muitos aprimoramentos de detalhes finos, mas todos eles são importantes para a experiência do usuário.
4) O trabalho contínuo para criar uma experiência de jogo ainda melhor
Até agora, ouvimos que desde o lançamento do Nintendo Switch em 2017, com base na reação do usuário e nos avanços tecnológicos durante o ciclo de vida do produto, que é exclusivo para consoles de videogame dedicados, vocês consideraram melhorias, e esses resultados levaram às mudanças “visíveis” e “invisíveis” do Nintendo Switch – Modelo OLED. No entanto, no início da entrevista, você mencionou que havia ideias de melhoria que vieram de tentativa e erro que são empregadas na versão atual do Nintendo Switch. Você poderia elaborar sobre isso?
Shiota: Claro. Algo que foi aprimorado após o lançamento em 2017, antes do lançamento do Nintendo Switch – Modelo OLED, é a duração da bateria. O Nintendo Switch é um “console doméstico que você pode levar para qualquer lugar” e, mesmo após seu lançamento, queríamos reduzir o consumo de energia e estender a vida útil da bateria o máximo possível devido à sua portabilidade. Havia também um conceito de dispositivo dedicado ao jogo portátil, como o Nintendo Switch Lite. Portanto, continuamos a fazer melhorias no SoC9 mesmo após o lançamento do Nintendo Switch. Ao adotar uma nova tecnologia de semicondutor, fomos capazes de reduzir o consumo de energia significativamente. Como resultado, oferecemos este modelo com bateria de longa duração aos nossos clientes desde 2019. Este SoC com menor consumo de energia também está implementado no Nintendo Switch – Modelo OLED.
9 SoC significa “System on a Chip”. Um chip semicondutor no qual muitas das funções necessárias para a operação do sistema são construídas. Nesse caso, é o chip semicondutor que inclui a CPU e a GPU – o coração do sistema Nintendo Switch – e outras funções relacionadas.
A duração da bateria é muito influenciada pelo consumo de energia do SoC, ou seja, a CPU e outros componentes necessários para executar os programas do jogo.
Shiota: Correto. O consumo de energia original durante o jogo era de cerca de 12W, mas foi reduzido para cerca de 7W. Estritamente falando, não é apenas o SoC, mas o consumo de energia da memória circundante também mudou. Com o avanço da tecnologia de semicondutores, o Nintendo Switch também tem progredido continuamente, permitindo um menor consumo de energia. Isso tudo resulta em uma vida útil prolongada da bateria, que é outro valor que podemos oferecer aos nossos clientes.
Yamashita: Como exemplo de duração da bateria, ao jogar The Legend of Zelda: Breath of the Wild, a duração da bateria10 foi aumentada de aproximadamente 3 horas para aproximadamente 5,5 horas. Portanto, quase dobrou de duração. Enquanto estávamos desenvolvendo o SoC, também tivemos a ideia de implementar esse recurso de maior duração da bateria junto com um novo modelo, como o Nintendo Switch – Modelo OLED, mas sentimos que não havia razão para não lançá-lo imediatamente quando era tecnicamente pronto e beneficiaria os clientes. Portanto, introduzimos esses recursos como “melhorias” regulares no console Nintendo Switch.
10 Duração aproximada de tempo. A duração da bateria dependerá do ambiente de jogo, incluindo os jogos que você joga.
Eu diria que essas mudanças foram importantes, mas ainda assim foram introduzidas como “melhorias” do sistema Nintendo Switch existente.
Yamashita: Sim. Como resultado, este modelo foi distinguido como “o modelo com vida útil prolongada da bateria”. Mesmo sendo uma longa descrição, sentimos que a vida útil da bateria era um grande benefício que deveríamos informar os consumidores que usam seu console Nintendo Switch fora de casa. Bem, lembro-me da primeira vez que vi o modelo sendo diferenciado desta forma, fiquei surpreso porque era uma explicação bastante direta. (Risos)
Shiota: Ao reduzir o consumo de energia, fomos capazes de criar um modelo portátil dedicado, o sistema Nintendo Switch Lite, que estava entre nossas possíveis ideias para o futuro. Para o modelo dedicado ao jogo portátil, a duração da bateria tem uma importância ainda maior. Acredito que o aprimoramento do SoC também foi muito eficaz para fazer essas coisas acontecerem.
Outra característica importante do Nintendo Switch são os controles Joy-Con. Grande parte da experiência do usuário vem dos Joy-Con, mas houve alguma melhoria?
Yamashita: Os controles Joy-Con têm muitos recursos diferentes, por isso temos feito melhorias que nem sempre são visíveis. Entre outros, as peças do stick analógico têm sido continuamente aprimoradas desde o lançamento e ainda estamos trabalhando em melhorias.
O stick analógico na primeira versão passou no teste de confiabilidade do Nintendo usando o método de girar o stick enquanto aplicava continuamente uma carga a ele, com os mesmos critérios do stick analógico do Wii U GamePad.
Como sempre tentamos melhorá-lo, investigamos os controles Joy-Con usados pelos clientes e melhoramos repetidamente a resistência ao desgaste e a durabilidade.
As peças dos analógicos nos Joy-Con não são algo que se possa comprar e qualquer lugar, mas são especialmente concebidas, por isso passamos por muitas considerações para melhorá-las. Além disso, melhoramos o próprio teste de confiabilidade e continuamos a fazer alterações para melhorar a durabilidade e passar por esse novo teste.
Quando os efeitos de nossas melhorias foram confirmados, nós prontamente os incorporamos aos controles Joy-Con que estão incluídos no console, Nintendo Switch Lite, e aos vendidos individualmente, que eram fabricados naquela época. Isso envolve os componentes internos do Joy-Con, então você não pode dizer sobre as melhorias olbservando de fora, mas usamos as novas versões das peças quando as reparamos. Além disso, melhorias contínuas semelhantes também foram feitas para o Nintendo Switch Pro Controller.
Você quer dizer que, basicamente, o desgaste é inevitável, desde que as peças estejam fisicamente em contato?
Shiota: Sim, por exemplo, os pneus dos carros desgastam-se à medida que o carro se move, visto que estão em constante atrito com o solo para rodar. Então, com essa mesma premissa, nos perguntamos como podemos melhorar a durabilidade, e não só isso, mas como a operabilidade e a durabilidade podem coexistir? É algo que estamos continuamente enfrentando.
Yamashita: O grau de desgaste depende de fatores como a combinação de materiais e formas, por isso continuamos a fazer melhorias pesquisando quais combinações têm menos probabilidade de se desgastar. Mencionamos que as especificações do controle Joy-Con não mudaram no sentido de que não adicionamos novos recursos, como novos botões, mas os analógicos nos controles Joy-Con incluídos no Nintendo Switch – Modelo OLED são a versão mais recente com todas as melhorias. Nem é preciso dizer que também estão os analógicos incluídos no Nintendo Switch, no Nintendo Switch Lite, nos controles Joy-Con vendidos separadamente e no Nintendo Switch Pro Controller que estão sendo enviados atualmente às lojas.
Acredito que o que você nos disse é que essas mudanças não se limitam aos Joy-Con, e você está continuamente fazendo pequenas melhorias em vários aspectos do hardware.
Yamashita: Sim. Essa atitude já tínhamos no passado e continuaremos a ter no futuro. Ouvindo as opiniões dos clientes, estivemos pensando sobre o que realmente queríamos, mas não poderíamos fazer no lançamento do Nintendo Switch em 2017 e o que pensamos que pode deixar os clientes felizes uma vez percebido, e um ponto culminante desse processo é o Nintendo Switch – Modelo OLED . Dito isso, teremos mais ideias em que pensamos “isso vai ficar ainda melhor se pudermos fazer isso!” em relação ao Nintendo Switch – Modelo OLED também, então não vamos parar de realizar essas investigações daqui para frente. Na Nintendo tendemos a dizer que sempre que lançamos um novo hardware, imediatamente começamos a pensar no próximo. Mas isso não significa apenas que estamos sempre trabalhando no desenvolvimento de novos produtos, mas também que estamos constantemente trabalhando no que ainda pode ser feito com os produtos, mesmo depois de serem lançados.
Shiota: As tecnologias que a Nintendo emprega em seu hardware são amplamente investigadas e testadas. E temos que pensar muito sobre como levar essas tecnologias aos clientes. Às vezes, aplicamos novas tecnologias a produtos que já foram lançados para torná-los ainda melhores. Quando sentimos que tecnologias específicas têm potencial para fornecer uma experiência completamente nova aos clientes, elas podem ser aplicadas a novos produtos. O que desencadeia isso geralmente é o trabalho dos engenheiros em tecnologias nascidas de suas menores curiosidades. Seus pontos de venda diferem, com algumas ideias se tornando públicas como “melhorias” e outras se tornando novos produtos. Acredito que os membros do desenvolvimento estão pensando deliberadamente todos os dias sobre o uso de tecnologias da maneira única da Nintendo.
As opiniões dos clientes estão influenciando nisso?
Shiota: Sim. Em relação às melhorias em particular, acreditamos que devemos ouvir atentamente as opiniões de nossos clientes. Existem muitos casos em que as opiniões dos clientes que estão realmente jogando nossos produtos geram melhorias. Dito isso, acho que uma maneira diferente de pensar é necessária quando criamos produtos completamente novos. O que quero dizer com isso: nossa missão é oferecer novos tipos de entretenimento aos clientes. Assim, ao desenvolvermos novos produtos, devemos ter em mente o seguinte: “Como podemos entregar nossas ideias e tecnologias que temos cultivado para propor novos entretenimentos?” E para isso, desenvolver o hardware não é suficiente. Acreditamos que devemos estar unidos ao desenvolvimento de software para criar novas experiências de entretenimento. Costumamos dizer “abordagem integrada de hardware e software”11, mas é exatamente o que está acontecendo no cenário de desenvolvimento. Talvez seja um dos pontos fortes da Nintendo que membros com diferentes pontos fortes nos campos de hardware e software estejam trabalhando juntos em uma competição amigável, se misturando.
11 Estratégia de negócios da Nintendo com o objetivo de oferecer aos clientes novas experiências integrando hardware (consoles de jogos) e software executado nele.
Essa filosofia já existia na Nintendo quando você entrou na empresa, Sr. Shiota?
Shiota: Desde que estou na Nintendo, nunca mudou. Atualmente, tenho a impressão de que há uma tendência em muitos setores de terceirizar cada vez mais tarefas relacionadas a projetos e melhorias. No entanto, a Nintendo continua a trabalhar internamente para obter experiências de jogo ainda melhores. Como dissemos hoje, podemos falar sobre estandes e alto-falantes porque nós mesmos os projetamos. Isso reflete a cultura de desenvolvimento de hardware da Nintendo, e ficamos felizes se, ao dar uma olhada nessa cultura, você pudesse sentir um pouco disso por meio desta entrevista.
Muito obrigado
O Nintendo Switch – Modelo OLED será disponibilizado no Japão, Europa e América do Norte dia 08 de outubro. Na América Latina, o novo modelo do híbrido será lançado em algum momento de 2022.
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