Old Time Games é um novo quadro no site para Retroanalises, o primeiro jogo foi de minha escolha, mas a partir do próximo, contamos com os usuários para votação nos comentários. A única regra é ser jogos da era Wii para baixo.
Luigi’s Mansion foi o jogo de lançamento do Nintendo GameCube, lançado em 2001. Foi produzido e publicado pela Nintendo. Saindo totalmente fora dos padrões de um jogo Mario, Luigi ganha uma mansão que é assombrada por Boos, onde o vilão do jogo é o King Boo, que sequestrou Mario. Agora cabe ao Luigi salvar seu irmão na sua própria mansão.
Recomendação de Compra
Final Fantasy I-VI Pixel Remaster Collection
Lançamento: 8/Out/2024
MAAAAARIOOOOOOO! MAARIOOO?!
Luigi’s Mansion foi o jogo que revelou a personalidade de Luigi, que tem características parecidas com a do Mario, mas em compensação é muito medroso. Durante o jogo é possível ficar chamando pelo Mario, que foi algo que marcou muito o jogo por ser hilário.
Ainda no começo do jogo, conhecemos o Dr. Elvin Gadd, que é um cientista e inventor. Ele ajuda o Luigi na captura dos fantasmas e Boos com sua mais recente invenção, a Poltergust 3000. Ele tem participação fundamental em jogos Mario da era GameCube, sendo o inventor também da F.L.U.D.D. de Super Mario Sunshine.
Apesar de um enredo simples, foi sensacional ver um outro vilão na série controlando outro protagonista. Isso tudo sem perder o charme de um excelente jogo da Nintendo.
Referências, Referências Everywhere!
Com referências claras ao clássico dos cinemas Ghostsbuster, também temos referências a própria Nintendo, com o GameBoy Horror. O jogo também conta com Easter Eggs, como na sala de música da mansão:
Gráficos, trilha sonora e jogabilidade
Os gráficos agradam e mostrava um pouco do que o GameCube poderia fazer. Tanto que o jogo envelheceu bem e seria uma ótima pedida no Virtual Console. Temos uma mansão muito bem detalhada, fantasmas muito bem desenhados e uma palheta de cores perfeitas para o jogo.
A trilha sonora não recheada com horas de música, mas chama muita atenção. Ela é o principal fator da ambientação do jogo ser tão perfeita, ainda mais quando ouvimos o Luigi gritando Maaaaario com ela no fundo. Hora ela tem músicas mais sérias, hora tem músicas mais cômicas.
Mas é na jogabilidade que temos o ponto mais forte do jogo, que responde perfeitamente aos comandos, praticamente não trazendo frustração durante a jogatina. O jogo tem uma dificuldade acentuada em algumas partes, onde muitos fantasmas aparecem ao mesmo tempo, mas a última coisa que você poderá culpar, é pelo “controle estar falhando”.
Recepção e Crítica
Apesar de alguns fãs criticarem o jogo por não ser o esperado de um Mario, foi muito bem recebido pela maioria. O maior erro do jogo está na sua duração. Por ser muito curta, muita gente não comprava o jogo, que ainda assim vendeu mais de 2 milhões de unidades.
A Crítica especializada também recebeu bem o jogo, tendo como nota final 78 no Metacritic.
Luigi’s Mansion está longe de ser perfeito, mas foi onde conhecemos a personalidade de Luigi e é graças a ele que recebemos um dos melhores jogos de Nintendo 3DS, Luigi’s Mansion: Dark Moon. Foi o jogo que introduziu a era GameCube e que mora no coração da maioria dos fãs da Nintendo hoje em dia.
E você, qual jogo gostaria de relembrar? Deixe nos comentários sua indicação.
Discussion about this post