A Square Enix divulgou hoje uma nova entrevista com o criador da franquia SaGa, Akitoshi Kawazu, e também com Neil Broadley, diretor de localização, sobre o que esperar de SaGa Emerald Beyond – novo título de RPG da franquia.
Confira a entrevista a seguir:
O que torna os jogos SaGa diferentes de outros RPGs?
Akitoshi Kawazu (Diretor Geral de SaGa / Diretor, SaGa Emerald Beyond): A diversão dos RPGs reside na colaboração entre um jogador que assume um papel e quem o está desenhando, seja um mestre de jogo humano ou através de um software. Juntos, eles criam uma experiência singular.
Acho que um dos elementos definidores da franquia SaGa é como ela sempre mantém isso em mente. Incentiva o jogador a assumir a liderança e participar proativamente na criação de sua própria diversão dentro do jogo.
SaGa Emerald Beyond é um novo jogo ousado e ambicioso para a série. Quais foram suas inspirações quando você iniciou o desenvolvimento?
Kawazu: Queríamos criar uma experiência onde a interface do usuário, o mundo do jogo e a mecânica do jogo estivessem intimamente conectados.
Esse foi o nosso ponto de partida e nos levou à criação dos nossos protagonistas – que conseguem enxergar a visão esmeralda – as ondas de luz que apresentam caminhos para destinos possíveis – e enfrentar as adversidades de frente.
O que torna o jogo um excelente ponto de partida para jogadores novos na série SaGa?
Neil Broadley (Diretor de Localização): Para aqueles interessados em narrativa, desenvolvimento de personagens e aprendizado sobre os vários mundos, SaGa Emerald Beyond apresenta um retorno do sistema de cenário de forma livre com mais caminhos diferentes para explorar do que jamais colocamos. um jogo SaGa!
A construção do mundo recompensa você por se aprofundar na história em várias jogadas e, a cada incursão que fizer, aprenderá um pouco mais sobre os problemas de cada mundo, o desenvolvimento dos personagens principais e muito mais. Se você gosta de mergulhar nos “porquês” e “comos” dos mundos – nada menos que moldados por suas próprias escolhas individuais – você descobrirá que SaGa Emerald Beyond é uma experiência incrivelmente rica.
Kawazu: É o culminar de 35 anos da franquia SaGa e tem algo para todos – seja você um caçador de histórias ou um aficionado por batalhas!
São vários protagonistas, cada um com suas próprias histórias para você guiar e descobrir. Como você criou esses heróis fascinantes?
Kawazu: Tínhamos a ideia de que os protagonistas teriam nascido com a capacidade inata de ver a visão esmeralda – esse foi o ponto de partida. Mas eu também queria contar uma história que se inspirasse mais nos conceitos japoneses antigos e clássicos de narrativas de fantasia.
E então, de forma um tanto incomum para mim, criei primeiro Tsunanori Mido, o protagonista mais “japonês”. A partir daí, expandi e tentei pensar em outros protagonistas que trouxessem algo diferente para a mesa.
Broadley: Cada protagonista tem seus próprios motivos para sua jornada, mas os mundos que eles visitam e o que acontece neles ficam para você descobrir. Você organizará as peças do quebra-cabeça como achar melhor e duas pessoas não sairão do SaGa Emerald Beyond com a mesma experiência.
Isso é verdade para a maioria dos títulos SaGa, mas SaGa Emerald Beyond realmente aumenta a aposta em quão divergente será a experiência de um jogador em relação às jogadas de outros.
Deve ser um desafio escrever uma história que muda e se adapta com base no personagem, no mundo que você visita, nas escolhas que você faz, etc…
Kawazu: Na verdade, essa é a parte mais divertida, por isso não achei particularmente difícil.
Cada protagonista tem uma motivação diferente para iniciar sua aventura, mas a única coisa que tenho consciência em todos os momentos é guiar a narrativa de forma que qualquer situação possa ser abordada de forma positiva.
Mesmo assim, como você contabiliza todos os diferentes cenários e possibilidades que os jogadores podem encontrar?
Kawazu: Uma maneira é tornar a história de cada mundo completamente independente uma da outra. Construí um sistema narrativo onde não deveria haver problemas, desde que as histórias de cada protagonista sejam bem controladas.
A experiência de jogo será muito diferente entre os jogadores, mas foi criada de uma forma que garante que, não importa o que façam, o cenário geral não será interrompido.
Que lições vocês aprenderam com os jogos SaGa anteriores que estão sendo aplicados aqui?
Kawazu: No jogo anterior, SaGa SCARLET GRACE, eliminamos os elementos supérfluos que você não precisa em um RPG tradicional. Mas, olhando para trás, sinto que talvez tenhamos ido longe demais, cortando alguns dos elementos que as pessoas esperam de um videogame.
Um dos desafios do SaGa Emerald Beyond foi garantir que estávamos construindo os elementos de “interpretação” sobre uma base sólida de videogame.
Broadley: Pegamos o sistema Timeline Battle, que foi universalmente elogiado como uma das melhores coisas do SaGa SCARLET GRACE: AMBITIONS, e o repetimos, oferecendo ainda mais opções do que antes. Ao usar habilidades com diferentes custos de pontos de ação e classificações de velocidade, você pode manipular a ordem dos turnos para desencadear Ataques Unidos devastadores e impedir que seus inimigos façam o mesmo!
O que podemos esperar do sistema de combate do jogo?
Broadley: Há uma percepção de que o combate baseado em turnos é muitas vezes “lento” e “igual”: os atacantes enviam spam para os mesmos movimentos, você tem um curador e talvez alguns buffs e debuffs que surgem para uma batalha de chefe e são amplamente ignorados o resto do jogo. SaGa Emerald Beyond prova que o combate por turnos pode ser muito dinâmico e diversificado.
Por exemplo, em SaGa Emerald Beyond, a ordem dos turnos muda de rodada para rodada e seus pontos de ação disponíveis podem flutuar com base em uma série de fatores controlados pelo usuário, você é fortemente incentivado a adaptar suas táticas rapidamente. O que você fez no último turno simplesmente não funcionará neste turno. Você não enviará spam repetidamente aos mesmos movimentos e será recompensado por pensar dois passos à frente.
Se você evitou jogos baseados em turnos porque acha que eles são um pouco repetitivos, você descobrirá que SaGa Emerald Beyond é uma revelação sobre como o combate estratégico e tático baseado em turnos pode ser quando bem feito!
Se este jogo for um sucesso, você vê que ele se tornará o futuro de SaGa?
Kawazu: Os videogames devem sempre buscar novas maneiras de serem interessantes e divertidos, então não acho que você possa simplesmente repetir a mesma coisa – mesmo que seja um sucesso. É claro que, na medida do possível, gostaria de levar adiante quaisquer aspectos que sejam bem recebidos pelos jogadores.
Por fim, quais jogos SaGa você recomendaria às pessoas que jogassem enquanto esperam o lançamento de SaGa Emerald Beyond?
Broadley: Embora todas as remasterizações recentes e SaGa SCARLET GRACE: AMBITIONS sejam ótimos pontos de entrada para novos jogadores, eu pessoalmente recomendo SaGa Frontier Remastered ou Romancing SaGa -Minstrel Song- Remastered como dois excelentes pontos de entrada para aguçar seu apetite enquanto você espera para SaGa Emerald Beyond.
Os jogos em si resistiram ao teste do tempo – SaGa Frontier apresenta um bando de locais e protagonistas únicos que moldam a forma como você experimenta o jogo, enquanto Romancing SaGa -Minstrel Song- tem um mundo muito coeso no qual cada protagonista está fazendo o seu melhor para traçar seu próprio caminho.
Se você prefere uma experiência diversificada da melhor maneira possível, SaGa Frontier Remastered não o desviará do caminho. Se você preferir ver um conto central de múltiplas perspectivas diferentes, Romancing SaGa -Minstrel Song- Remastered fornecerá um tecido rico com o qual você poderá tecer uma bela tapeçaria.
Ambos os remasterizadores também apresentam muitas melhorias de qualidade de vida que tornam os jogos imensamente divertidos para o público moderno que não quer lidar com as meticulosidades das limitações de hardware dos anos 1990 e 2000.
SaGa Emerald Beyond será lançado para o Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Windows (Steam), iOS e Android em 2024.
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