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Universo Nintendo

Satoru Iwata – Emergem comentários sobre a concorrência com a Sony na era Nintendo DS x PSP

Iwata se aprofundou sobre como a Nintendo se aproveitaria do mercado de portáteis

Em uma recuperada entrevista concedida ao jornalista Stephen Totilo que trabalhava para a MTV em 2006, Satoru Iwata, o então presidente da Nintendo Japão na época, comentou sobre diversos aspectos do negócio de videogames da companhia.

Um dos tópicos abordados durante a entrevista foi a concorrência com a Sony e como a Nintendo não seria “ameaçada” pelo PlayStation Portable – considerado bem avançado para a época — com seu portátil Nintendo DS.

Confira o comentário de Iwata a seguir:

Stephen Totilo

[…] Quando a nossa conversa voltou para a Sony, perguntei a Iwata sobre a ideia de que a história se repetiria, relembrando meados dos anos 90, quando o Nintendo 64 foi superado pelo PlayStation. Ele ainda aludiu a uma mudança na Nintendo, ao mesmo tempo que identificou alguns pontos fracos da abordagem da Sony.

Satoru Iwata

Não creio que o PlayStation Portable tenha a grande vantagem que o PlayStation poderia ter no passado.

Totilo

Qual foi a vantagem que o PlayStation tinha e não tem mais? Você poderia elaborar?

Iwata

Quando a Sony lançou o PlayStation, acreditava-se que era uma máquina mais fácil de programar, em comparação com o Nintendo 64. E o PlayStation poderia ser introduzido no mercado mais cedo do que com o Nintendo 64. E também, o PlayStation tinha a vantagem de custo quando se tratava de meio de armazenamento de software, [em comparação com] a tecnologia de semicondutor [do cartucho] do Nintendo 64. No entanto, olhando para esse tipo de lacuna entre o disco óptico e a tecnologia de semicondutores, ela está diminuindo bastante.

Além disso, o que eles defendem com o disco óptico pode ser uma grande desvantagem quando se trata de jogos portáteis. Sempre que você vai adaptar o disco óptico, você precisa de um drive para rodar e ler o disco óptico, o que significa que eles têm a dúvida sobre durabilidade, e o tamanho [da unidade] está fadado a ficar maior e vai ser mais pesado. Além disso, a unidade do sistema consumirá bateria muito mais rápido do que o sistema semicondutor. Então, enquanto adaptarem o disco óptico, terão que conviver com essas grandes desvantagens sempre que as aplicarem em jogos portáteis.

E de acordo com a filosofia ou teoria de Moore, a tecnologia de semicondutores tem feito grandes avanços e o pensamento hoje em torno dos semicondutores é completamente diferente do que era há 10 anos. O prazo de entrega, ou seja, depois de encomendarmos a produção [dos cartuchos de Nintendo DS] até que possamos recebê-los, o prazo de entrega é significativamente reduzido e também o custo é significativamente reduzido.

Não estamos tentando apresentar o que fizemos há 10 anos.

É claro que a maior diferença é que o Nintendo DS pode fazer muito mais do que o PlayStation Portable.

No fim das contas, o Nintendo DS encerrou seu ciclo com cerca de 154 milhões de unidades vendidas globalmente, enquanto o PlayStation Portable terminou seu ciclo com mais de 82 milhões de unidades comercializadas.

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