Em uma recuperada entrevista concedida ao jornalista Stephen Totilo que trabalhava para a MTV em 2006, Satoru Iwata, o então presidente da Nintendo Japão na época, comentou sobre diversos aspectos do negócio de videogames da companhia.
Um dos tópicos abordados durante a entrevista foi a concorrência com a Sony e como a Nintendo não seria “ameaçada” pelo PlayStation Portable – considerado bem avançado para a época — com seu portátil Nintendo DS.
Confira o comentário de Iwata a seguir:
Recomendação de Compra
Mario & Luigi: Brothership
Lançamento: 7/Nov/2024
Stephen Totilo
Satoru Iwata
Totilo
Iwata
Além disso, o que eles defendem com o disco óptico pode ser uma grande desvantagem quando se trata de jogos portáteis. Sempre que você vai adaptar o disco óptico, você precisa de um drive para rodar e ler o disco óptico, o que significa que eles têm a dúvida sobre durabilidade, e o tamanho [da unidade] está fadado a ficar maior e vai ser mais pesado. Além disso, a unidade do sistema consumirá bateria muito mais rápido do que o sistema semicondutor. Então, enquanto adaptarem o disco óptico, terão que conviver com essas grandes desvantagens sempre que as aplicarem em jogos portáteis.
E de acordo com a filosofia ou teoria de Moore, a tecnologia de semicondutores tem feito grandes avanços e o pensamento hoje em torno dos semicondutores é completamente diferente do que era há 10 anos. O prazo de entrega, ou seja, depois de encomendarmos a produção [dos cartuchos de Nintendo DS] até que possamos recebê-los, o prazo de entrega é significativamente reduzido e também o custo é significativamente reduzido.
Não estamos tentando apresentar o que fizemos há 10 anos.
É claro que a maior diferença é que o Nintendo DS pode fazer muito mais do que o PlayStation Portable.
No fim das contas, o Nintendo DS encerrou seu ciclo com cerca de 154 milhões de unidades vendidas globalmente, enquanto o PlayStation Portable terminou seu ciclo com mais de 82 milhões de unidades comercializadas.
Discussion about this post