Universo Nintendo

Análise – Atelier Sophie 2: The Alchemist & the Mysterious Dream

Uma grata surpresa da competente equipe Gust.

Atelier Sophie 2 é um título inesperado e uma tremenda surpresa. A série Atelier dificilmente faz sequências diretas com a mesma protagonista, especialmente considerando que um tema central da experiência dos jogos é o crescimento dos personagens durante a jornada. O primeiro Atelier Sophie acompanhou a jornada da alquimista iniciante Sophie que aprendeu um básico de alquimia por meio de sua avó antes dela falecer. Sophie tentou continuar seus estudos por conta própria para se tornar uma grande alquimista, no entanto, os resultados de seus esforços não foram adequados até ela conhecer Plachta, um espírito preso em um livro que se tornaria sua mentora e família. 

Felizmente, o primeiro título também se encontra disponível para o Switch e é uma aventura que recomendo para aqueles que ainda não conhecem a série Atelier. A jornada de Sophie é uma história agradável e que também apresenta toda a experiência de Atelier gradativamente ao jogador. A versão de Switch, Sophie DX, também contém histórias que aprofundam ainda mais o relacionamento de Sophie com sua avó e isso é uma base bastante importante para o título atual.

Em termos de história, não é necessário ter jogado o primeiro Atelier Sophie para entender o que ocorre em Sophie 2, no entanto, a experiência com a história será melhor caso o jogador já entenda a relação que Sophie tem com Plachta e sua avó. Há uma pequena introdução para iniciantes e veteranos verem os pontos principais do jogo anterior antes de começarem essa nova jornada. 

Sophie e Plachta se encontram em uma jornada para que Sophie obtenha sua licença de alquimista. Durante sua jornada, elas encontram uma enorme árvore que as suga para uma dimensão alternativa. Durante a comoção, Plachta e Sophie se separam e Sophie acorda na cidade de Roytale e imediatamente começa a procurar por Plachta. A dimensão que Sophie se encontra foi criada pela deusa Elvira que convida pessoas de diferentes locais e eras para realizarem seus sonhos nessa dimensão sem se preocupar com a passagem do tempo. Nessa dimensão especial, Sophie logo encontra Plachta, no entanto, sua versão muito mais jovem e de muito antes dela conhecer Sophie e que também está aprendendo alquimia. Ambas se unem para procurar a Plachta que Sophie conhece, além de se aprofundarem nos seus estudos de alquimia. 

Logo após esse início, Atelier Sophie 2 brevemente explica todas suas mecânicas principais e logo coloca o jogador para avançar nos objetivos principais, opcionais, explorar, batalhar e sintetizar itens e equipamentos. Como veterano da série, é um excelente ponto positivo não demorar quase nada para aproveitar o núcleo da experiência Atelier : Explorar campos e calabouços a procura de uma variedade enorme de ingredientes, derrotar monstros para coletar suas partes, utilizar tudo isso para sintetizar uma grande quantidade de itens pelo meio da alquimia e usar o resultado para completar quests. Gradativamente, as personagens crescem e conseguem acesso para novos locais para exploração, com novos ingredientes para obter, novos monstros para derrotar e também aprendem novas receitas que abrem ainda mais o leque de possibilidades. É um ciclo simples, porém bastante viciante.

Atelier Sophie 2 impressiona também o quão expansivo e polido cada um desses sistemas se tornaram. Os mapas são vastos, belos, lotados de uma variedade de ingredientes e, como novidade, tem diferentes versões de acordo com o tempo (sol, chuva, neve, etc.) e isso também altera os itens que podem ser obtidos e os monstros que podem ser enfrentados. Essa nova influência do clima perante os mapas também influencia pequenos puzzles em cada mapa, a exploração e também algumas mecânicas de combate. Efetivamente, traz uma variedade para os ambientes já explorados.

Sendo um título da saga Mysterious, Sophie 2 utiliza do clássico combate por turnos da série ao invés do combate em tempo real visto em Atelier Ryza 1 e 2. O combate coloca três personagens na frente do combate e outros três como reserva e, ao utilizar uma barra especial, permite que troquem de posição e ataquem em conjunto. Não é um sistema particularmente complexo e, felizmente, as batalhas tendem a ser bastante velozes e também requerem uma boa dose de estratégia nos combates mais desafiadores. 

A alquimia, por sua vez, retorna a um formato que, particularmente, gosto mais, sendo este no estilo quebra-cabeças. Cada ingrediente de uma receita de alquimia tem um formato específico e que deve ser encaixado dentro de um grid. Jogar os ingredientes de qualquer maneira é suficiente para concluir a receita, mas o ideal é posicioná-los de maneira adequada para aproveitar cada uma de suas características e assim sair com um resultado de qualidade melhor e efeitos especiais. Não foi incomum eu passar um considerável tempo só melhorando a qualidade de uma única receita para obter um efeito especial.


Jogo analisado com código fornecido pela KoeiTecmo.

Atelier Sophie 2: The Alchemist & the Mysterious Dream
Veredito
Atelier Sophie 2 é o resultado de um polimento excepcional de mecânicas típicas da série. É um título que imediatamente te coloca dentro da experiência da série e rapidamente a evolui para manter o jogador interessado em todos os seus aspectos.
Prós
Exploração
Mecânicas de alquimia
Combate
Contras
Leves problemas de performance
9
Excelente
você pode gostar também
Comentários