Bakeru é um jogo japonês criado pelo mesmo desenvolvedor da série Goemon, cujos jogos eu jogava na minha infância no tão saudoso Game Boy Color — o jogo era originalmente para o Game Boy, mas ainda conta. Aqui, você precisa salvar as 47 províncias Japão de uma calamidade chamada Oracle Saitaro, que está tomando o controle do país através de um festival bizarro e controlando a mente de heróis dos contos de fadas famosos na Terra do Sol Nascente. O jogo é desenvolvido pela Good-Feel, o mesmo time responsável por títulos queridos, como a série Yoshi para Wii U e Switch.
Colecionáveis e exploração
Este jogo é um grande retorno à era do Nintendo 64, especialmente à franquia Banjo Kazooie. Você precisa explorar os cenários e encontrar colecionáveis que trazem benefícios, como a possibilidade de comprar itens de uma loja ou de um comerciante que aparece pelo caminho. Aqui não é diferente: derrotar inimigos e coletar dinheiro te dá moedas para gastar na loja da sua amiga Tanuki.
É impossível não notar semelhanças também com Mario Odyssey, especialmente por conta da mecânica de explorar o cenário em busca de “Trivias” e colecionáveis secundários que contarão pra pontuação final da fase e objetos que faltam serem encontrados. Máscaras cosméticas também são desbloqueadas conforme você avança, mas, infelizmente, elas não trazem nenhum bônus ou habilidades extras.
No entanto, alguns itens interessantes podem ser comprados na loja portátil da Tanuki, como aqueles que funcionam em tempo real, evitando a sua morte ao trocar seu personagem por uma boneca de madeira; ou melhorias permanentes, como um coração extra de HP, que aumentará sua resistência.
E, claro, não posso deixar de mencionar as habilidades de Henge, que permitem que você se transforme nos chefes que derrotar. Esses chefes são os heróis de contos de fadas extremamente famosos neste mundo fictício, mas não são necessariamente difíceis de vencer. Na realidade, no máximo duas tentativas em alguns deles você já entende seus ataques. Após derrotá-los, você pode usar a habilidade correspondente ao pressionar uma combinação de botões, limitada pela barra de mana, que pode ser restaurada ao derrotar inimigos.
Fases bônus para quebrar a repetição
Entre uma fase e outra, você pilota seu amigo mecha-cão, que pode se transformar em uma máquina de esqui, surf, combate aéreo e corrida. Com exceção do combate aéreo, todas as atividades focam em vencer uma corrida, cruzando a linha de chegada no menor tempo possível.
O combate aéreo se diferencia pelo uso de mecânicas de voo para atirar em inimigos com projéteis, lasers e bombas. Esses momentos se encaixam perfeitamente na aventura, ajudando a quebrar o ritmo repetitivo do jogo principal. Podia ter sido um minigame co-op, aliás, para estender as coisas pra se fazer no game.
E a verdade é que a jogabilidade se torna bastante repetitiva, pois o design das fases é sempre muito parecido, com exceção dos inimigos, que variam em padrões e tipos conforme você avança. Mesmo assim, às vezes você se sente em um jogo estilo musou, enfrentando hordas de inimigos sem parar. Felizmente, é possível ignorá-los e seguir direto para o final da fase.
Em estágios posteriores, você notará que os inimigos ganham movimentos defensivos, em vez de apenas agirem como alvos fáceis, como acontece com a maioria dos inimigos nos primeiros níveis. E isso é muito bom, porque te faz pensar um pouco mais nos momentos de combate. Mesmo assim, eles vem em quantidades absurdas e cansativas.
Uma boa homenagem aos clássicos, com tema japonês
Bakeru não é perfeito e nem é um jogo que traz muitos desafios variados ou que reinventa a fórmula. O título apresenta falhas substanciais, como a câmera 360°, que não segue o movimento do personagem, obrigando você a ajustá-la manualmente com o analógico direito, além do design repetitivo das fases, que pode se tornar cansativo, e da falta de desafios diferentes conforme o jogo progride. As fases bônus com o mecha-cão são uma bênção e ajudam a quebrar a repetição do gameplay principal. Eu realmente gostaria que o game tivesse tido uma jogabilidade mais densa e um design de fases menos parecido com títulos musou.
Jogo fornecido para análise pela Spike Chunsoft.
Discussion about this post