Mastodon
Universo Nintendo

Análise: Castlevania Anniversary Collection

Castlevania é uma das séries mais consagradas dos jogos, sendo que a atual Anniversary Collection é um tributo ao seu enorme legado. A série detalha os confrontos da família Belmont contra as forças do mal e o vampiro Drácula e sua jogabilidade é até hoje uma grande referência para jogos de ação e plataforma 2D. Se comparado com demais títulos, Castlevania tem uma jogabilidade mais lenta, prezando por precisão e paciência em suas partes de plataforma e um conjunto bastante variado de armas para suas partes de ação. Cada título tem suas características distintas, sendo que a coletânea em si é composta dos seguintes jogos:

Castlevania (NES)

Castlevania II: Simon’s Quest (NES)

– Castlevania III: Dracula’s Curse (NES)

– Kid Dracula (NES)

– Super Castlevania IV (SNES)

– The Castlevania Adventure (Gameboy)

– Castlevania II: Belmont’s Revenge (Gameboy)

– Castlevania: Bloodlines (Mega Drive)

– Livro digital com curiosidades da série, artes, entrevistas, etc.

Todos os títulos permitem o uso de save states, ou seja, é possível salvar e carregar seu progresso em qualquer momento, diminuindo consideravelmente o desafio original dos jogos e a frustração resultante da mesma. Mesmo com o uso de save states, cada título ainda oferece um desafio considerável com chefes e fases de plataforma que necessitam de bastante precisão e paciência do jogador. Além disso, existe a opção de utilizar diferentes filtros, formatos de tela e alterar a imagem de fundo enquanto se joga. Infelizmente, não é possível alterar os comandos para cada título, sendo que cada um tem uma configuração pré-definida.

O primeiro Castlevania é um título que pode ser completado rapidamente, porém ele também tem uma dificuldade elevada se comparado com os demais da coletânea. Além de sua importância histórica, ainda vale a pena ser conferido especialmente por se tratar de um ótimo jogo de ação e plataforma mesmo para os padrões atuais.

Castlevania II é, até o presente, considerado a ovelha negra da série, mas também é um título que exala ambição. Ao invés de fases e uma progressão linear como o original, Simon’s Quest tem um mapa para ser explorado e sua progressão é bastante aberta. O principal problema do título está em sua tradução para o inglês que efetivamente sabota o jogador na hora de saber o que deve ser feito em seguida. É um título melhor aproveitado com um guia.

Castlevania III é o ápice da época o NES, sendo basicamente uma versão muito maior e melhor do original. Assim como o primeiro jogo, a progressão é dividida por fases, porém existem vários caminhos até o castelo do Drácula e as fases são completamente diferentes dependendo do caminho escolhido. Também é possível recrutar outros personagens durante a aventura, sendo que a jogabilidade desses também é completamente diferente da de um Belmont. É um título bastante ambicioso para a época e que melhor demonstra as capacidades do NES. Kid Dracula, o último dos títulos de NES, é um spin-off da série com uma jogabilidade diferente dos demais, sendo que a coletânea atual marca a primeira localização do título.

Os dois títulos de Gameboy não são particularmente marcantes. O primeiro não é um bom jogo, sendo bastante lento mesmo para os padrões da série e os comandos não respondem bem em diversos momentos. Devido a esses fatores, também é um dos jogos mais difíceis de ser conquistado. O segundo título, no entanto, viria a consertar todos esses problemas.

Super Castlevania IV é um remake do primeiro jogo e trouxe consigo a possibilidade de atacar com o chicote em oito direções. Infelizmente não possui múltiplos personagens ou caminhos como seu predecessor, mas compensa com uma excelente produção para os padrões da época e uma dificuldade muito melhor equilibrada. Castlevania Bloodlines é outro spin-off da série e tem várias semelhanças com Super Castlevania IV, sendo também outro título de bastante qualidade, mas com poucos aspectos marcantes.

Jogo analisado com código fornecido pela Konami.

90%
Excelente

Castlevania: The Anniversary Collection é um excelente pacote para iniciantes e veteranos e os jogos escolhidos representam muito bem o início dessa consagrada série.

  • Design
você pode gostar também
Comentários