Mastodon
Universo Nintendo

Análise Superbeat: Xonic

Superbeat: Xonic é um jogo de ritmo desenvolvido pelos criadores da série DJ Max e que foi originalmente lançado para o Vita. Desde então, o jogo recebeu versões para PlayStation 4 e Xbox One, e agora chega ao Switch. O port em si é praticamente perfeito, sem problemas de desempenho em qualquer modo e várias músicas DLC adicionadas. As maiores vantagens e desvantagens dessa versão são devidas ao próprio Switch e ao modo como o jogo funciona.

Superbeat: Xonic é, assim como seu predecessor, DJ Max, um jogo de ritmo bastante complexo e que requer bastante coordenação motora dos jogadores em níveis mais avançados. A jogabilidade consiste de notas comuns nas posições alta, média e baixa (apenas duas posições em dificuldades menores) e os analógicos direcionados para cima e para baixo. As notas surgem no centro da tela e se movimentam para os cantos direito ou esquerdo, sendo que o jogador também deve se atentar a isso e pressionar o botão correspondente no lado correto (nota no lado direito, logo botão direito).

É possível jogar utilizando a tela de toque, no entanto, a mesma não fornece a precisão necessária para que se torne um método de controle viável e, infelizmente, também não é possível customizar os botões para fornecer uma experiência mais adequada para cada jogador. Esses problemas já existiam desde a versão de Vita, mas são ainda mais graves no Switch devido ao seu formato.

Devido ao tamanho e resolução da tela do Switch, é muito mais fácil de observar e reagir às notas se comparado com a versão de Vita e a possibilidade de se jogar em uma TV também equipara essa versão com as de PS4 e Xbox. No entanto, o fato do controle do Switch não ser simétrico faz com que seja um grande desafio se adaptar a essa versão e o jogador é induzido ao erro diversas vezes quando as notas variam rapidamente entre o uso dos botões comuns e do analógico.

A trilha sonora tem uma variedade impressionante de gêneros, portanto, dificilmente alguém gostará de todas as músicas, mas deve encontrar um subconjunto delas que, pelo menos, agradem. Esta versão conta com mais de 60 músicas que possuem múltiplas dificuldades e, além disso, ainda há um modo de desafios em que você deve completar uma música ou uma sequência delas com um número limitado de erros ou acertar uma sequência de notas e mais.

*Jogo analisado com código fornecido pela PM Studios.

Escrito por Luis Guilherme Machado Camargo

Revisado por Lamartine Barbosa

você pode gostar também
Comentários