O Nintendo Switch pode não ser a casa dos jogos de lutas competitivos modernos, como Tekken, Soul Calibur ou The King of Fighters, porém é uma verdadeira biblioteca para os amantes dos clássicos games de luta, oferecendo uma tonelada de jogos retrôs de pancadaria da Capcom, SNK, entre outras desenvolvedoras.
Com o lançamento do Nintendo Switch 2 (e até antes dele) alguns jogos mais modernos têm aparecido na plataforma, como Guilty Gear Strive e, agora no Nintendo Switch 2, Street Fighter 6.
Outra plataforma que, apesar de ter ficado lá pelo Japão também foi uma verdadeira festa para os amantes de jogos de luta, foi o Sega Saturno. E um jogo de luta menos conhecido, o Advanced VG (este lançado em 1997 para o console, sua primeira versão de 1993 saiu somente para os PCs da época) acaba de ganhar uma versão para as plataformas modernas.

Desconhecido, mas vivo!
Trazendo a mesma vibe de jogos como o simplório Phantom Breaker Omnia, onde o foco é colocar meninas (nesse caso, “heroínas da indústria de restaurantes”… sim… tem gosto para tudo) para brigarem entre si, o jogo oferecia pouco no que tange a inovação e balanço, focando mais na parte gráfica um tanto… libertina, digamos assim.
No entanto, o jogo trazia elementos interessantes para a época, como um modo história com quadros semi-animados, onde você acompanha a aventura da protagonista, e um roster que, apesar de pequeno, era variado.
O jogo traz o clássico modo arcade e a possibilidade de jogar contras com o que, para mim, era um dos melhores controles para games de luta da época graças ao seu D-Pad: o controle do Sega Saturno.

Melhorias de qualidade de vida que tem surgido em jogos de luta clássicos nos tempos atuais
Assim como Breakers Revange e Rage of the Dragons NEO, Advanced VG Saturn Tribute traz diversas melhorias de qualidade de vida, com um menu de opções moderno que traz diversas funções para o jogo.
O meu favorito, assim como os dois jogos mencionados acima possuem, é a possibilidade de mostrar o Move List do personagem que você escolheu ao lado da tela de batalha durante a luta. Outras opções incluem o famoso save e load state, além da opção rewind (para retroceder os quadros em tempo real durante a luta), caso o jogador precise daquela ajuda extra nas brigas.

Além disso, há diversas escolhas de tela para jogar, como a resolução original, tela maior, scanline, wallpapers laterais, etc. que também vemos nos clássicos trazidos para os videogames modernos, como é o caso das coletâneas da Capcom, por exemplo.
No entanto, nem tudo são flores. O menu adicional possui uma opção extra, para escolher a língua do jogo. Ao selecionar a linguagem em inglês, somente os menus são traduzidos. Ou seja, o modo história, que é tudo narrado em japonês, não possui uma legenda sequer. Isso é uma gafe sem precedentes para o público ocidental. Não entendeu a história na época? Você continuará sem entender hoje em dia.
Falta polimento e balanço
Advanced VG possuía gráficos bem competentes para época com sprites grandes e cenários coloridos, no entanto, quando se trata de movimento, as personagens são um tanto travadas. O balanço do jogo também não é bom, mais devido à jogabilidade pobre do que qualquer outro motivo.
Mas então, o quanto o jogo melhorou em relação ao seu original?
Advanced VG já não possuía uma jogabilidade arrojada o suficiente para época, mesmo tendo um sistema bem pobre de combos. Se você jogou na época do Sega Saturno, talvez haja um valor nostálgico e, se você tem conhecimento da língua japonesa, e gosta do modo história dos jogos de luta (mesmo sendo completamente maluca nesse caso), talvez haja um modo bacana para ser explorado aqui.
De resto, é difícil recomendar Advanced VG Saturn Tribute com tantos clássicos bons no mercado para o Nintendo Switch. Mas sim, ele possui um menu arrojado e diversas opções, sejam gráficas ou de ajuda (como o move list) para quem quiser explorar o jogo.
Jogo fornecido para análise pela City Connection
Discussões sobre isso post