Mastodon
Universo Nintendo

#Artigos e Colunas dos Usuários 3 – Mega Man Retrospectiva da Série Clássica

MEGA MAN 4

E aqui entramos na segunda trilogia da franquia que fora do fandom, “ninguém se importa e é tudo mais do mesmo”.

Um Ano após os acontecimentos do terceiro jogo, um misterioso cientista russo chamado Dr. Cossack comanda um exercito de Robôs em uma tentativa de dominar o mundo, Dr. Light tendo conhecimento dos planos de Cossack mais uma vez pede ajuda de sua maior criação e assim nosso herói mais uma vez parte em sua missão. o jogo tem um plot twist até que interessante perto do final mas prefiro não entrar em detalhes.

A este jogo temos sprites realmente melhoradas em comparação com o segundo jogo, ainda mais coloridas.
devo dizer que esse é talvez o maior jogo da franquia(excluindo o 9 e 10 com suas DLCs) por motivos de spoiler, prefiro não entrar em detalhes do porque acho isso.
ao mesmo tempo que é a primeira vez que senti que algumas fases realmente não me agradaram, enquanto que outras foram ótimas, no quesito de level design o jogo fica nisso de bom pra ótimo, uma leve queda em comparação com seus antecessores.

Mas por outro lado, o ótimo Slide foi mantido e temos a introdução de algo que se tornaria de enorme importância para a franquia, o mega buster! ou o tiro carregado, como preferir.
Rush foi mantido, além da adição de Eddie, um pequeno Robô que solta itens aleatórios para o Mega Man.

Temos a ausência de Proto Man em boa parte da aventura, mas é justificada mais tarde no jogo.

O padrão de qualidade das músicas foi mantido com a novidade de algumas terem um tom bem diferente do “rock” já característico dos jogos.

 

MEGA MAN 5

Tenho certeza em afirmar que dos jogos de NES da franquia, esse é o mais ousado em termos de enredo. vou traduzir o trecho do manual do jogo e comparem só o manual com a historia dos jogos anteriores

Cossack para Mega Man! Cossack para Mega Man! responda, Mega Man!”

Proto Man está fora de controle! a prefeitura e a base espacial foram totalmente destruídos e a rede elétrica está em ruínas. eu nunca vi destruição nessa escala.”

“Eu sei que você está preocupado com Dr. Light, mas o seu primeiro dever é libertar a cidade das garras dos Robôs de Proto Man. eu posso modificar o seu reator para dar ao seu mega buster um pouco mais de poder, mas o resto é com você. eu e o Dr. Light estamos trabalhando em um projeto especial, mas ainda não está finalizado. talvez se eu conseguir fazer funcionar, isso pode te dar uma vantagem.”

“Se lembre de permanecer em alerta. Proto Man aparentemente se tornou mais impiedoso do que pensamos que poderia ser possível. boa sorte.”

E com este jogo, temos um bela melhoria no enredo, como um todo é foi um jogo melhor polido em comparação ao 4, temos uma consistência maior na qualidade dos Robot Masters e o level design de suas fases.

Contamos com a adição de Beat, um pássaro que ataca os inimigos de próximos de mega man. O buster mais poderoso de toda a franquia até a vinda do X.
Por um lado isso é bom e o jogo tem realmente uma atmosfera de “missão de guerra”, mas por outro, o buster é tão forte que é recomendado nas lutas contra os Robot Masters, acima das armas que representam suas fraquezas, faltou um pouco de balanceamento mas, não tira o fato de que em minha opinião, é um dos títulos mais bem polidos e diferenciados da franquia.

As músicas são ainda melhores do que as presentes no jogo anterior, dando um ar mais melancólico ao jogo.

você pode gostar também
Comentários