Mastodon
Universo Nintendo

#Artigos e Colunas dos Usuários 3 – Mega Man Retrospectiva da Série Clássica

MEGA MAN 6

Em 20XX o World Robot Alliance foi criada, organização com a intenção de combater todas as ações de Wily em dominar o mundo e as maquinas, recebendo financiamento de Mr. X e sua empresa X Foundation, 1 ano após a criação desta organização, é decidido criar um torneio com Robôs de varias locais do mundo, neste momento as verdadeiras intenções de Mr. X são reveladas.

Sei que não parece grande coisa, mas o enredo continua na melhoria feita pelo jogo anterior, pode não ter o mesmo impacto que seu antecessor, mas não deixa de ser um bom legado do jogo anterior para os jogos que sucederam.

Visualmente é um dos jogos mais bonitos do NES em minha opinião, sendo lançado já com o SNES no mercado, o jogo é simplesmente um dos mais divertidos da franquia. Talvez por não tentar ser ambicioso, mas nota-se que quem fez o jogo estava se divertindo.
São inimigos variados com golpes diferentes do esperado, fases com level design sólido que não ousa muito mas não compromete, de novo seguindo o caminho do 5.
pra mim o design dos Robot Masters são alguns dos melhores de toda a franquia.

Em termos de jogabilidade, temos um mega buster mais contido como era no 4 e a ótima adição do Rush Jet Adapter e Rush Power Adapter que são basicamente versões alteradas e poderosas de Mega Man, que muda de aparência e habilidades ao se fundir com o Rush.
Sobre a música, nessa caso segue o que falei no 5, gostaria de colocar aqui um trailer raro animado do jogo no lugar de um trecho da OST.

 

MEGA MAN 7

Chegando no meu Segundo jogo favorito da franquia, que infelizmente foi jogado por poucos, principalmente na época de lançamento que o foco de todos era no X

Após Wily ser preso, Mega Man não sabia, mas várias de suas criações iriam se auto ativar 6 após a prisão de seu mestre, atacando a cidade a procura de Wily, em meio ao caos um novo rival surge, muito mais poderoso que qualquer outro Robô que Mega Man já enfrentou.

Sobre o enredo, infelizmente eles decidiram voltar pro básico “wily é o vilão” desde o inicio, mas por outro lado, o jogo tem um ótimo twist no final e a primeira vez que o jogo de fato iria ter diálogos, com os personagens enfim demonstrando um pouco de suas personalidades no jogo, sem ter que contar com abertura e encerramento, pode parecer pouco, mas é uma grata melhoria e que até hoje falta em diversos jogos de plataforma.
Além disso tudo, temos a apresentação de outro personagem bastante querido: Bass(ou Forte) um dos Robôs mais avançados dos jogos clássicos, que tá sempre atrás do Mega Man pra saber quem é o mais poderoso, pouco importando as ordens do seu criador, Wily, o que me leva pensar que junto do Proto Man, ele deve ser o Robô com mais consciência e vontade própria na série clássica. algo que iria ser temido em algum futuro entre esta franquia e a X

Na parte da jogabilidade, desta vez contamos com a ótima adição do Auto, um Robô que controla uma loja nos laboratórios de Dr. Light, nela podemos comprar itens e melhorias em troca de bolts(encontrados nas fases e normalmente em locais um pouco complicado de serem pegos) e temos o poderoso Super Rush Adapter, que infelizmente é o único jogo em que é utilizado(sonhando com ele no MM11) que é basicamente uma armadura que funde o Rush Power Adapter e Rush Jet Adapter criando a versão do Rockman mais poderosa até o momento. mas para poder usar, tem que procurar por suas partes, tudo isso junto a parte de comprar todos os itens da loja e utilizá-los, dão um valor replay que até então a franquia nunca teve, fora uma batalha secreta que dá ao Mega Man um ótimo equipamento, de novo, exclusivo do 7.

Visualmente o jogo é muito bonito, sprites grandes e detalhadas, coloridas e que fazem justiça ao Level Design diferenciado deste jogo com relação aos outros, temos um parque de dinossauros neste jogo!
Já os elogios que fiz com os Robot Masters, mantenho neste e digo que são ainda melhores.
pra mim é um dos jogos mais caprichados da franquia e com maior “empenho” dos desenvolvedores em entregarem um jogo com mais conteúdo que o padrão. já falei que este jogo foi feito em três meses?!

As músicas por sua vez, soam são bem diferentes dos jogos anteriores, principalmente por estar em um console mais poderoso, mas não deixa de manter a qualidade mesmo sendo diferente em vários sentidos para fãs antigos da franquia.

você pode gostar também
Comentários