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#Artigos e Colunas dos Usuários 3 – Mega Man Retrospectiva da Série Clássica

MEGA MAN 8

Ah Mega Man 8, meu jogo favorito da franquia e provavelmente o mais injustiçado.
O jogo começa com uma luta no espaço entre dois seres, após lançarem golpes um contra o outro, eles se colidem e caem na terra. Enquanto Mega Man está lutando contra Bass, ele recebe uma mensagem de Roll, de Dr. Light avisando que um meteoro com um estranho sinal de poder caiu na terra e pede para que Mega Man recupere o objeto, ao chegar no local Dr. Wily rouba o artefato, e Mega Man se depara com um Robô ferido, manda para Dr. Light fazer os reparos necessários e vai atrás de wily.

De novo, mesma formula de Wily ser o vilão logo de inicio, mas dessa vez o nível de produção está como nunca, temos cenas animadas, conversas entre os personagens. o antigo sistema de escolher 8 fases foi dividido em duas partes para dar prioridade para o desenvolvimento do enredo, e temos as dublagens, sim as famosas dublagens.
eu sinceramente nunca vou entender como isso pode ser um ponto negativo, realmente as dublagens não são boas, como quase todas na época, mas ao menos o jogo tem, enquanto vários jogos de plataforma até hoje não sabem o que é isso.

Os visuais são lindos, liguei o jogo a poucos dias na versão da psn, e fiquei espantado com a qualidade que se mantém, provavelmente um dos 2D mais bonitos daquela época, com movimentação bem detalhada dos personagens. No departamento não temos muita diferença do jogo anterior, infelizmente foi tirada a armadura de Mega Man, mas por outro lado temos muito mais itens e que realmente mudam um pouco a forma de jogar com Mega Man.

Já no quesito das fases, temos uma das mais memoráveis de toda a franquia, Tengu Man, onde o jogo se torna em um shmup(jogo de navinha) horizontal e sempre é uma fase muito divertida de jogar, as outras em sua maioria apresentam algum gimmick alguns bons e outros que realmente não são grandes coisas, mas sempre tentando ser criativo, e isso eu tenho que reconhecer.
O design e lutas contra os Robot Masters desta vez, não são tão bons quanto os do jogo anterior, tem alguns que eu realmente gosto bastante mas tem outros que não fez diferença pra mim.

Mas por outro lado tem o Bass mostrando todo seu poder em uma luta memorável. As músicas são no estilo do 7, mas com melhor qualidade e mais “alegres” provavelmente é a trilha sonora mais diferente entre os 10 jogos, o que pode ou não agradar os jogadores, comigo funcionou.

 

MEGA MAN 9 E 10

Depois de um Hiatus de mais de 10 anos, a franquia classica volta
“Que nossa como vão ser os gráficos desse jogo pra geração atual?!”
“Como vão ser as cenas e a dublagem, e os colecionáveis?!”
Foi essa a minha reação quando eu vi que ia sair o MM9, resolvi falar dos dois jogos juntos, porque ambos compartilhando bastante de suas qualidades e defeitos, ao menos comigo.

Anos após a ultima façanha de Dr. Wily, nosso herói finalmente tem um longo período de paz, até que alguns robôs começam a agir de forma estranha e atacar as pessoas, neste momento, Dr. Wily aparece na tv falando que isso não é culpa dele e que tem provas do que está falando, as provas por sua vez, culpam o Dr. Light e o mesmo acaba sendo preso, sobrando pro Blue Bomber, ter que provar a inocência do seu criador.

Já no MM 10 a trama começa com um vírus chamado Roboenza, começa a infectar as maquinas, ao ponto de desativar os Robôs infectados, Roll é infectada com o vírus, a situação vai se agravando, com os Robôs infectados ficando fora de controle, até que um dia Wily aparece com sua maquina quebrada, Mega Man salva Wily antes que a sua nave quebrasse, o cientista revela ao nosso herói, que ao ser atacado, Robôs acabaram roubando a sua cura para o vírus, Mega Man concorda em pegar partes da cura de volta, quando Proto Man Aparece para ajudar e é isso, são enredos que poderiam levar a algo interessante, mas infelizmente voltaram pro modelo dos jogos de NES de contar historia, algo que me chateou bastante na época em que lançaram. Visualmente o jogo tem aquela pegada de jogos indie que tentam reproduzir os 8 bit, não é ruim mas também foi um desapontamento.

Na jogabilidade tiveram mais duas coisas que me incomodaram, foi retirado o slide, presente desde o terceiro jogo da franquia, e o Mega Buster com tiro concentrado. nesse ponto eu já estava prestes a desistir dos jogos.
Até que continue jogando e percebi, esses dois jogos tem alguns dos melhores level design e Robot Masters de toda a franquia!
fases que te motivam a usar suas habilidade conquistadas dos Robot Masters muito bem feitas e com nenhum momento de “morte barata” algumas são muito divertidas e criativas mesmo que simples, como o Galaxy Man e as músicas de ambos os jogos são ótimas!
Eu particularmente gosto um pouco mais do 10, por ser um pouco mais criativo e não ficar nisso de tentar ser o “Novo mega man 2”, mas ambos os jogos são tão bons na jogabilidade que estão no meu top 5 da franquia apesar de todos os pontos que me desanimaram e ainda desanimam um pouco com eles.

 

MEGA MAN 11

Tanto tempo se passou que eu já tinha perdido as esperanças, mas aqui estamos novamente reunidos, velho amigo. Meus desejos para o MM11 é que ele não seja um novo MM2 ou até mesmo um novo MM8, mas que seja MM11, não vamos ter visuais 8bit e já mostrou que o slide voltou, não me importa se o enredo for simplista como os dois anteriores, desde que a jogabilidade do Mega Man não volte a ser simples.
quero músicas boas, não importa se vão parecer com os jogos de NES, de SNES, PS1/Saturn, desde que sejam boas eu fico satisfeito.
Dr. Wily pode ser o vilão novamente querendo controlar o mundo?! que seja! trás ele como vilão com capa e todo o resto junto com ele, até o Duo pode voltar! tô com muita saudade dessa turma, na real, a única coisa que eu realmente desejo desse jogo é que ele seja uma comemoração das coisas boas da franquia, quero saber que quem está fazendo este jogo esteja se divertindo com o que está trabalhando, se tiver que ser o último, que seja, mas que tenha uma festa de despedidas daquelas pra marcar os seus convidados!

Eu gosto de muitos jogos, mas se tem um que realmente conseguiu ter um apego sentimental, foi esse BlueBomber, passei por muitos momentos complicados na vida, assim como todos, mas por mais besta que possa soar, sempre que pegava um jogo de Mega Man, era uma das poucas coisas capazes de colocarem um sorriso no meu rosto e isso pra mim tem um significado enorme.
Então assim acaba meu extenso texto sobre minha adorada franquia, muito obrigado por ler até aqui. caso queiram uma análise mais detalhada destes jogos, é só pedirem.

Good luck, Mega Man!

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