Uma das curiosidades durante a apresentação mais recente do Xbox Developer_Direct feito pela Microsoft Gaming em janeiro desse ano, foi a exibição do logo da PlayStation ao anunciar a chegada de projetos desenvolvidos pelos seus estúdios internos ou de parceiras terceiras.
Essa prática não era algo comum anteriormente e tanto Nintendo quanto o PlayStation não exibem plataformas adicionais em anúncios que são realizados durante suas apresentações, cabendo às próprias produtoras informarem de maneira avulsa se os jogos serão lançadas em consoles adicionais posteriormente.
Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, foi questionado em entrevista ao site Xbox Era se isso deve permanecer para as próximas apresentações da empresa tanto dos jogos Xbox quanto de parceiras, e o executivo confirmou afirmando que tomou a decisão visando ser “honesto e transparente sobre onde os jogos estão sendo exibidos“.
Confira nas palavras de Phill:
“Acho que é só ser honesto e transparente sobre onde os jogos estão sendo exibidos, e nós até tivemos essa discussão no ano passado para o showcase de junho, e quando meio que tomamos nossa decisão, não conseguimos fazer todos os recursos e foi estranho ter alguns deles exibindo e outros não.
Mas eu só quero ser transparente com as pessoas — para o lançamento no Nintendo Switch, vamos exibir isso. Para o lançamento no PlayStation, na Steam… As pessoas devem saber as lojas onde podem obter nossos jogos, mas eu quero que as pessoas possam experimentar nossa comunidade Xbox em nossos jogos e tudo o que temos a oferecer, em todas as telas que pudermos.
E obviamente nem todas as telas são iguais. Sim, como há certas coisas que não podemos fazer nas outras plataformas fechadas que podemos fazer em plataformas abertas, nuvem — é diferente. Mas os jogos devem ser a coisa em que estamos focados. E a estratégia que temos nos permite fazer grandes jogos, ao mesmo tempo em que oferecemos suporte à nossa plataforma nativa, do hardware à plataforma e aos serviços que temos, e essa será nossa abordagem.
E eu sei que não é o que todo mundo está fazendo, mas eu acredito que os jogos devem ser a coisa que está na vanguarda. Talvez seja por causa de como eu cresci nesta indústria. Eu vim da criação de jogos. Mas eu acho que os jogos são as coisas que eu vejo crescendo em sua força no que estamos fazendo e é porque mais pessoas podem jogar. Então sim, eu estou apenas tentando ser aberto e transparente com as pessoas.”