Mastodon
Universo Nintendo

Nintendo aciona Valve por quebra de propriedade intelectual em emulador e comenta decisão

Emulador Dolphin teve sua página retirada da Steam por DMCA na semana passada

Durante a semana passada, a equipe de desenvolvimento do popular emulador de jogos do Nintendo GameCube e Nintendo Wii nomeado Dolphin emitiu um comunicado de que o lançamento do aplicativo na Steam teria sido adiado por tempo indeterminado após ação da Nintendo contra a Valve por DMCA (sigla que envolve o acionamento de companhias por quebra de propriedade intelectual).

Sem um motivo conhecido para a ação, uma vez que emuladores podem ser distribuídos legalmente desde que sigam algumas regras, a equipe da Kotaku contatou a Nintendo para um esclarecimento sobre o tema.

Através de um representante, a companhia de Kyoto justificou sua ação contra o emulador:

A Nintendo está empenhada em proteger o trabalho árduo e a criatividade dos engenheiros e desenvolvedores de videogames. Este emulador contorna ilegalmente as medidas de proteção da Nintendo e executa cópias ilegais de jogos. O uso de emuladores ilegais ou cópias ilegais de jogos prejudica o desenvolvimento e, em última análise, sufoca a inovação. A Nintendo respeita os direitos de propriedade intelectual de outras empresas e, por sua vez, espera que os outros façam o mesmo.

A equipe do emulador Dolphin informou em sua nota que procura por meios para viabilizar a disponibilidade do aplicativo na Steam no futuro.

você pode gostar também
Comentários
Available for Amazon Prime